O que é agendamento multicanal e como usar na sua loja de veículos?

O que é agendamento multicanal e como usar na sua loja de veículos?

A sua concessionária oferece o agendamento multicanal? Em tempos de transformação digital, em que a nova geração de consumidores está acostumada a resolver tudo em seus smartphones, ficar preso apenas à ligação telefônica como ferramenta de atendimento pode fazer com que vocês percam potencial competitivo.

Para atrair esses consumidores, dando mais autonomia e agilidade, é importante que a empresa esteja presente nas principais plataformas digitais, pois, além de beneficiar os consumidores, beneficia a própria loja de veículos, que ganha em produtividade e redução de custos com automação.

Neste post, vamos entender o que é agendamento multicanal e como implementá-lo em sua loja de veículos. Confira!

O que é agendamento multicanal?

O agendamento multicanal, como o próprio nome sugere, acontece quando a loja possibilita ao cliente a oportunidade de agendar, não apenas pelo método tradicional, mas também pelos canais digitais, como:

*WhatsApp;

*e-mail;

*formulário de contato no site da empresa;

*chat no site da empresa;

*chat de redes sociais;

*aplicativo próprio;

*entre outros.

Dessa forma, a sua loja de veículos diversifica o acesso e atrai os consumidores, que são adeptos das novas plataformas digitais — e que raramente utilizam o telefone para fazer ligações.

Para manter essa multiplicidade de canais de agendamento unificada em uma única base de registro, é importante que a empresa conte com um bom sistema de gestão, caso contrário, haverá sempre o risco de algum agendamento ser perdido por falta de centralização de informações.

Como usar o agendamento multicanal na loja de veículos?

Agora que já entendemos o que é o agendamento multicanal, vamos ao segundo ponto importante deste artigo: como o agendamento multicanal deve ser utilizado na loja? Como devemos estruturá-lo? Nas linhas a seguir, respondemos essas duas questões.

Planeje antes de implementar

Por mais que as ferramentas digitais estejam disseminadas e sejam de fácil acesso, é importante planejar a forma como a empresa vai disponibilizar esse acesso, qual será a plataforma que unificará os dados e centralizará o atendimento e a forma como os dados serão acessados e utilizados como fonte de insights.

Defina os canais que serão utilizados

Não é porque existem múltiplas plataformas para a comunicação digital que sua empresa deve adotar todas. Há empresas, por exemplo, que priorizam o agendamento em aplicativo ou site próprio, atraindo tráfego para esse ambiente. 

Outras preferem utilizar o telefone e apenas um meio digital, como o WhatsApp. Análise qual é a melhor opção para sua empresa, pensando sempre no público-alvo — dê preferência para as plataformas que são mais utilizadas por eles.

Oriente a equipe

Se a sua loja de veículos está migrando de um modelo tradicional, com agendamento via telefone e registro manual, para a utilização de um sistema de gestão e adoção de múltiplos canais, é importante orientar a equipe para que não haja contratempos. O foco da disponibilização multicanais é tornar o processo mais fluido, e não criar um gargalo.

Automatize os processos

Um dos benefícios de oferecer multicanais de agendamento em sua loja de veículos é que vocês podem oferecer mais autonomia para o cliente. Hoje em dia, é possível realizar o agendamento com a utilização de um chatbot, tanto no chat da página da loja quanto em redes locais, tornando o processo muito mais simples e objetivo.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido o que é agendamento multicanal e como esse processo pode aumentar a produtividade em sua loja de veículos. Por ser um processo que permite a centralização de dados vindo de múltiplas fontes, há a possibilidade de analisá-los com a ajuda de um software analítico, para buscar insights e oportunidades de melhorias.

Gostou do post? Então, siga a gente nas redes sociais e fique por dentro das nossas novidades. Estamos no Facebook e no Instagram.