O capital de giro é fundamental para manter qualquer negócio funcionado. Ele representa tudo o que entra e sai da empresa em termos de recursos financeiros.
Gestores que ignoram a correta gestão do capital de giro correm o risco de ter sérios problemas financeiros na empresa, o que pode colocar todo o negócio em risco.
Quer saber mais sobre capital de giro para a sua loja de veículos? Então confira este artigo que preparamos para você!
Afinal, o que é capital de giro e qual a sua importância?
O capital de giro, também conhecido como ativo circulante, refere-se à soma reservada pela empresa para que ela possa honrar seus compromissos com fornecedores, funcionários, compra de matéria-prima, entre outros. Ou seja, são os recursos financeiros que fazem o negócio “girar”.
De forma resumida, trata-se do dinheiro em espécie que o negócio tem naquele instante, e também engloba os bens da loja, já que esses podem ser transformados em capital.
São exemplos de capital de giro o saldo da conta-corrente, contas a receber e aplicações financeiras. Entretanto, o conceito de capital de giro é muito mais amplo, pois diz respeito, em essência, à diferença entre os recursos disponíveis e o dinheiro necessário para arcar com as dívidas existentes.
Essas dívidas podem ser:
*despesas fixas;
*despesas variáveis;
*custos extras;
*investimentos necessários para manter a operação do negócio.
O dinheiro restante desse cálculo é o que vai representar o capital de giro da empresa, que pode ser utilizado tanto para a estabilidade financeira da empresa quanto para situações de emergência.
Assim, quando a sua loja de veículos não possui capital de giro, ou ele está em nível baixo, o negócio assume riscos — em especial, se não puder honrar seus compromissos financeiros.
Como ter um bom capital de giro na loja de veículos?
Como você pode perceber, ter um capital de giro é fundamental para a saúde financeira do negócio e, por isso, é preciso somar esforços para manter o ativo circulante sempre em dia. Separamos 5 dias para você colocar em prática. Acompanhe!
1. Realize um bom planejamento financeiro
O planejamento estratégico e financeiro é o primeiro passo para montar e manter um negócio. É preciso projetar receitas, analisar tendências e ter todos os investimentos e custos documentados. Partindo dessa organização, fica mais fácil gerenciar o capital de giro da sua loja de veículos.
2. Negocie prazos com fornecedores
Se você está trabalhando com um baixo capital de giro, uma forma de garantir o funcionamento da operação, sem ter de recorrer a empréstimos, que têm juros altos, é negociar o pagamento com seus fornecedores.
Escolha aqueles de maior tempo de relacionamento e de produtos ou serviços essenciais para o negócio, ou seja, que não podem faltar. Isso dará a “folga” necessária para a sua loja de veículos se capitalizar novamente, aumentando o ativo circulante na empresa.
3. Acompanhe os recebíveis
Você sabe exatamente quanto de dinheiro entra na sua loja de veículos todos os meses? Ter todas as entradas registradas é tão importante quando analisar e controlar as saídas. Considere recebíveis como comissões de vendas, aluguéis, venda de serviços agregados, entre outros.
4. Reduza despesas
Se for difícil manter um capital de giro ideal, talvez a melhor solução seja cortar despesas. Para isso, reveja custos com aluguel de loja e equipamentos, serviços terceirizados, folha de pagamento e tudo o que estiver “pesando” na hora de fechar as contas no final do mês.
5. Conte com um software de gestão
Com um software de gestão para a sua loja de veículos, você concentra toda a operação em um único lugar: contas a receber e a pagar. Além disso, tem históricos dos meses e anos anteriores, o que ajuda na tomada de decisão na empresa. Outra vantagem é que ele faz cálculos automáticos, diminuindo consideravelmente as chances de erros. Para os usuários da plataforma Boom Sistemas, todo esse controle pode ser feito diretamente pelo módulo financeiro, onde além do controle de fluxo de caixa, é possível também fazer a apuração da real lucratividade de sua loja de veículos ao final de cada período.
Como calcular o capital de giro corretamente?
Para calcular o capital de giro da sua loja de veículos, basta somar os Ativos Circulantes (Investimentos) e deduzir os Passivos Circulantes (Fonte de Recursos). Confira a fórmula:
CG = AC – PC
Sendo que “AC” se refere aos Ativos Circulantes e “PC” corresponde ao Passivo Circulante.
Como vimos ao longo desta leitura, para ter um bom capital de giro para sua loja de veículos é preciso fazer um bom planejamento, analisar as despesas e cortar gastos sempre que possível, além de contar com a ajuda de um software de gestão.
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