Uma das etapas mais importantes da concepção de uma loja de veículos, e de qualquer outro tipo de estabelecimento, é a escolha do ponto comercial. O local físico em que o seu comércio estará posicionado é fundamental para o sucesso das suas iniciativas de vendas.
Por ser uma decisão tão importante, ela jamais deve ser apressada. Você precisa levar em consideração alguns quesitos que ajudam a garantir uma maior margem de resultados para as suas vendas e para o fortalecimento da sua marca.
Veja a seguir os critérios que você deve levar em consideração ao escolher um ponto comercial para loja de veículos.
Local
Uma loja física depende muito da qualidade do local em que está para ter sucesso em suas iniciativas. Estar longe demais do seu público-alvo ou em uma região em que não há oportunidades de vendas pode ser altamente prejudicial para uma loja de veículos.
Ao escolher um ponto comercial, pesquise sobre as regiões da cidade que oferecem a infraestrutura adequada para receber a sua loja de veículos. Também tenha atenção ao perfil do público que circula pelo local e se ele tem identificação com os seus objetivos.
Concorrência
A escolha do ponto comercial também envolve uma boa análise de concorrência nos espaços considerados. Você não quer abrir seu novo estabelecimento bem ao lado de outro player já consolidado do mercado, certo?
Pesquise onde outras lojas de veículos estão concentradas e avalie possíveis locais que não estejam abastecidos e possam representar um potencial de negócio para você. Isso não significa se isolar, mas sim tomar cuidado para não ficar perto demais de concorrentes.
Iluminação
Para que possa deslumbrar um potencial cliente, uma loja de veículos deve ser bem iluminada. Esse é outro critério que você deve levar em consideração ao escolher o seu ponto comercial, já que pode ser decisivo para seu público encontrar seu estabelecimento e escolhê-lo.
Não se esqueça de avaliar a iluminação externa, também. Opte por um ponto comercial que receba boa quantidade de luz durante o dia e conte com iluminação municipal adequada para o período da noite.
Espaço
Uma loja de veículos é diferente das demais porque tem a necessidade de um amplo espaço para exibir suas ofertas em um salão. Isso permitirá que os seus clientes possam ver os automóveis de perto e aumentará as chances de fechar negócio.
Experimente calcular quantos carros você pretende ter em mostruário e considere um bom espaço entre eles, para que a sua loja de veículos seja confortável de circular. Também é fundamental que esse espaço seja visível até de fora do estabelecimento.
Acessibilidade
Como o seu cliente chegará à sua loja é outro fator essencial a ser considerado ao decidir pelo seu ponto comercial. Pense no quanto é fácil chegar até o seu comércio, se existem potenciais barreiras à acessibilidade e se elas podem ser corrigidas de alguma forma.
Em caso contrário, procure por um ponto comercial que se saia melhor na avaliação desse quesito. Isso também vale para a disponibilidade de espaço para um estacionamento, áreas de convivência, entre outros.
Considerando cada um desses critérios, é possível escolher um ponto comercial para loja de veículos que atenda às suas necessidades e possa contribuir positivamente para os seus resultados. Agora é o momento de iniciar as suas pesquisas e lembrar desses preceitos ao avaliar suas opções.
Aprenda mais sobre como tornar o seu negócio mais atrativo. Veja 3 serviços que podem ser oferecidos em sua loja de veículos!