Venda ativa ou passiva: qual a melhor para minha revenda de veículos?
  • Boom Sistemas
  • 07/12/2020

Venda ativa ou passiva: qual a melhor para minha revenda de veículos?

Assim como todo negócio, a revenda de veículos também precisa das vendas para garantir o seu faturamento e assim fazer a economia do empreendimento girar. Para tanto, é preciso atrair o cliente, e isso pode ser feito de duas formas: venda ativa ou passiva.

Essas são duas abordagens de vendas e marketing que aproximam o cliente do seu serviço de venda de automóveis, e para serem efetivas, elas precisam ser usadas de forma estratégica.

Para ajudar você a entender o que é venda ativa ou passiva e como elas podem ser úteis para a sua revenda de veículos, preparamos este artigo. Acompanhe!

O que é a venda passiva?

São ações realizadas por campanhas de marketing, evidenciando a marca do seu negócio no mercado, consolidando-a na mente do consumidor. Com isso, quando o cliente chegar na sua revenda de veículo, ele já tem o conhecimento prévio acerca da sua marca, revelando uma intenção real de adquirir o carro. A venda passiva tem as seguintes origens:

*cliente atendido diretamente no pátio da loja;

*e-mail recebido;

*recebimento de ligação telefônica;

*contato via redes sociais.

O que é a venda ativa?

Trata-se da prospecção de cliente feita por profissionais que atuam na prospecção diária de clientes, sem que para isso seja preciso o uso de alguma fonte de divulgação. Na venda ativa, o vendedor aborda o cliente para atendê-lo, sendo essa a oportunidade ideal para colocar em prática diferenciais na negociação, a fim de convencê-lo a fechar negócio. São características das vendas ativas:

*contato frequente de com consumidor na sua loja;

*ligações para base de consumidores ou indicações de clientes com ofertas de novos produtos;

*prospecção de novos clientes, partindo da carteira de contatos do vendedor.

Quais as diferenças entre venda ativa e venda passiva?

Agora que você já sabe o que é venda ativa e venda passiva, confira as principais diferenças entre elas!

Intenção de compra

Na venda ativa, existe um maior interesse do consumidor em adquirir o carro, pois ele aceitou a abordagem direta do vendedor.

Já na venda passiva, o cliente conhece a sua marca, sabe quais serviços você oferece, mas ainda pode estar indeciso sobre o fechamento do negócio.

Divulgação

Enquanto na venda ativa o vendedor não precisa, necessariamente, estar apoiado por ações de divulgação, na venda passiva o cliente tem seu interesse despertado por ações de marketing, que podem ser em redes sociais, marketplaces, rádio panfletos, entre outros.

Formas de otimização

A venda ativa pode ser um investimento interessante, caso você possua vendedores com altas habilidades de negociação. Já a venda passiva requer investimentos constantes em marketing, o que pode representar custos maiores para a empresa.

Como isso ajuda nos resultados das lojas?

A união dessas duas estratégias eleva o fluxo de consumidores na sua revendedora de veículos, aumentando as chances de vendas. Isso porque enquanto a venda passiva colabora para a consolidação da sua marca, tornando-a referência no mercado e aumentando a credibilidade do empreendimento, a venda ativa é uma abordagem mais direta, baseada na negociação.

Como vimos ao longo desta leitura, tanto a venda ativa quanto a passiva têm os seus diferenciais, e na verdade, você não precisa escolher entre uma ou outra. O ideal é fazer um plano de marketing que contemple as duas situações, a fim de gerar mais visibilidade e confiança para a marca, o que também ajuda a convencer o cliente a fechar negócio.

Se você gostou deste artigo sobre venda ativa ou passiva, confira também como ser um ótimo revendedor de carros em uma revenda de veículos!

Você possuí loja de veículos? Nós podemos lhe ajudar!

Entre em contato

Atendimento

Seg. a Sex. das 8h às 18h.

Email

contato@boomsistemas.com.br

WhatsApp

48 99194-8177