Assim como todo negócio, a revenda de veículos também precisa das vendas para garantir o seu faturamento e assim fazer a economia do empreendimento girar. Para tanto, é preciso atrair o cliente, e isso pode ser feito de duas formas: venda ativa ou passiva.
Essas são duas abordagens de vendas e marketing que aproximam o cliente do seu serviço de venda de automóveis, e para serem efetivas, elas precisam ser usadas de forma estratégica.
Para ajudar você a entender o que é venda ativa ou passiva e como elas podem ser úteis para a sua revenda de veículos, preparamos este artigo. Acompanhe!
O que é a venda passiva?
São ações realizadas por campanhas de marketing, evidenciando a marca do seu negócio no mercado, consolidando-a na mente do consumidor. Com isso, quando o cliente chegar na sua revenda de veículo, ele já tem o conhecimento prévio acerca da sua marca, revelando uma intenção real de adquirir o carro. A venda passiva tem as seguintes origens:
*cliente atendido diretamente no pátio da loja;
*e-mail recebido;
*recebimento de ligação telefônica;
*contato via redes sociais.
O que é a venda ativa?
Trata-se da prospecção de cliente feita por profissionais que atuam na prospecção diária de clientes, sem que para isso seja preciso o uso de alguma fonte de divulgação. Na venda ativa, o vendedor aborda o cliente para atendê-lo, sendo essa a oportunidade ideal para colocar em prática diferenciais na negociação, a fim de convencê-lo a fechar negócio. São características das vendas ativas:
*contato frequente de com consumidor na sua loja;
*ligações para base de consumidores ou indicações de clientes com ofertas de novos produtos;
*prospecção de novos clientes, partindo da carteira de contatos do vendedor.
Quais as diferenças entre venda ativa e venda passiva?
Agora que você já sabe o que é venda ativa e venda passiva, confira as principais diferenças entre elas!
Intenção de compra
Na venda ativa, existe um maior interesse do consumidor em adquirir o carro, pois ele aceitou a abordagem direta do vendedor.
Já na venda passiva, o cliente conhece a sua marca, sabe quais serviços você oferece, mas ainda pode estar indeciso sobre o fechamento do negócio.
Divulgação
Enquanto na venda ativa o vendedor não precisa, necessariamente, estar apoiado por ações de divulgação, na venda passiva o cliente tem seu interesse despertado por ações de marketing, que podem ser em redes sociais, marketplaces, rádio panfletos, entre outros.
Formas de otimização
A venda ativa pode ser um investimento interessante, caso você possua vendedores com altas habilidades de negociação. Já a venda passiva requer investimentos constantes em marketing, o que pode representar custos maiores para a empresa.
Como isso ajuda nos resultados das lojas?
A união dessas duas estratégias eleva o fluxo de consumidores na sua revendedora de veículos, aumentando as chances de vendas. Isso porque enquanto a venda passiva colabora para a consolidação da sua marca, tornando-a referência no mercado e aumentando a credibilidade do empreendimento, a venda ativa é uma abordagem mais direta, baseada na negociação.
Como vimos ao longo desta leitura, tanto a venda ativa quanto a passiva têm os seus diferenciais, e na verdade, você não precisa escolher entre uma ou outra. O ideal é fazer um plano de marketing que contemple as duas situações, a fim de gerar mais visibilidade e confiança para a marca, o que também ajuda a convencer o cliente a fechar negócio.
Se você gostou deste artigo sobre venda ativa ou passiva, confira também como ser um ótimo revendedor de carros em uma revenda de veículos!