As vendas complexas exigem mais dedicação do vendedor e atenção ao que o cliente pede. Em uma revenda de veículos, por exemplo, é comum o cliente pedir as características do carro, quanto ele consome de combustível, bem como uma análise mais detalhada sobre as formas de pagamento.
E aí vem aquele desafio: como melhorar as vendas quando os consumidores têm tantos aspectos para analisar? A seguir, apresentamos algumas ideias que você pode aplicar em sua loja de veículos. Boa leitura!
Tenha um anúncio relevante
As vendas complexas demandam uma atenção maior em relação às formas de atrair e gerar interesse dos clientes pelo negócio. Por isso, é muito importante caprichar nos anúncios feitos no website da sua revenda de veículos e em outros canais de comunicação.
Utilize um título atraente e que direcione para o produto específico. Assim, ficará muito mais fácil de o consumidor encontrar os seus itens. Por exemplo, se há um Gol 1.6 em excelente estado para revenda, informe isso já na chamada do anúncio. Isso atrairá mais olhares para o veículo e aumentará as oportunidades de vendas.
Além disso, os motores de busca e as plataformas digitais utilizam algoritmos para entregar as informações relevantes para os clientes. Portanto, quanto melhor estiver o seu anúncio, com o uso dos termos relevantes para as buscas, melhores serão as oportunidades de vendas.
Faça a descrição detalhada do veículo
Não economize nas palavras na hora de anunciar. Apresente todas as características do veículo e os diferenciais que ele tem (como os acessórios que não são de fábrica). Fale sobre o estado geral do carro e serviços eventuais que precisam ser feitos. E, claro, apresente fotos de qualidade de todas as partes importantes do automóvel, para chamar a atenção dos compradores.
Utilize uma boa plataforma de anúncios para vendas complexas
A dica aqui é usar tanto o site de sua revenda de veículos, quanto plataformas de negociação, como o OLX e o Marketplace do Facebook. Dessa forma, você aumenta a exposição dos seus produtos e da sua loja e também amplia as oportunidades de vendas. Ter um integrador de anúncios especifico para revendas de veículos, o ajudará e muito nessas tarefas.
Além disso, procure investir algum dinheiro para melhorar a performance do anúncio e gerar mais visualizações dos melhores produtos que você tem na loja.
Disponibilize o test drive
Lembre-se de que as vendas complexas demandam uma atenção maior do vendedor. Logo, é comum o cliente desejar fazer um test drive para conhecer melhor o carro, testar o conforto dos bancos e a potência do motor. Portanto, apresente essa possibilidade ao cliente e aproveite o momento da experiência para gerar encantamento com o produto.
Ofereça diferentes condições de pagamento
Muitos brasileiros não conseguem comprar um veículo à vista, por isso, é importante que sua loja de veículos consiga oferecer diferentes condições de pagamento. Para quem adquire o produto à vista, por exemplo, você pode oferecer um bom desconto como forma de valorizar esse cliente.
Já para quem não tem o dinheiro completo em mãos, o ideal é solicitar um valor de entrada e parcelar o restante. Muitas vezes, é possível fechar parcerias com instituições financeiras para facilitar esse processo e evitar que o consumidor saia da loja para fazer pesquisas em outros lugares.
Agora é só colocar essas dicas de vendas complexas em prática e vê-las aumentarem! Ah, se você quiser conhecer um pouco mais sobre o processo de vendas, é só conferir o nosso artigo sobre boas práticas ao definir as metas de vendas!