Sua revenda de veículos está com a garagem cheia e você sente que há um risco de desvalorização dos carros, caso eles não sejam vendidos em um curto prazo? Saber o que fazer com estoque parado é uma das chaves para que a lucratividade se mantenha no patamar esperado e você alcance o sucesso nas vendas.
Manter o giro do estoque é o que vai atrair mais clientes para a sua loja de veículos e pode influenciar, inclusive, na credibilidade da sua empresa. Mas há algumas atitudes que devem ser tomadas para evitar que ele fique parado.
Quer descobrir quais são elas? Então, confira as dicas que selecionamos para ajudar você!
O que fazer com estoque parado?
Entenda as razões que fazem o estoque ficar parado
Um bom diagnóstico sobre as razões que fazem com que parte do seu estoque fique parada é fundamental para entender o problema e evitar que se repita. Muitas vezes, isso pode ocorrer devido a um otimismo em relação ao mercado ou à demanda por um tipo de veículo que acaba não se concretizando.
Portanto, para que você não tenha na garagem carros encalhados, será necessário fazer pesquisas constantes sobre o mercado, as mudanças no perfil do consumidor e como isso influencia as vendas. Essa percepção será determinante para as suas próximas apostas.
Realize promoções específicas para os veículos de pouco giro
Você tem que encontrar maneiras de passar adiante aqueles carros que começam a perder valor por estarem parados há muito tempo. Uma boa opção é criar promoções específicas para eles, promovendo um feirão com ofertas que atraiam novos compradores à sua revenda de veículos.
Lembre-se, no entanto, de fazer um bom cálculo com base no que já foi gasto com aquele automóvel, para chegar ao valor mínimo a ser cobrado de forma justa e para que não haja perdas. Oferecer o pagamento da documentação ou a quitação do IPVA, por exemplo, também são boas saídas para que você consiga vender o item.
Planeje estratégias de vendas
Um estoque parado também é o reflexo de uma estratégia de vendas que precisa ser revista. O primeiro passo envolve entender o que deu errado, quais ideias não geraram os retornos esperados e tentar encontrar oportunidades de melhorias dentro desse planejamento.
Uma estratégia de vendas é fundamental para qualquer loja sobreviver, inclusive uma de veículos. É algo que envolve considerar os seus objetivos, o público que pretende atingir e o tipo de oferta que vai direcionar a essas pessoas. Ao incluir esse esforço em sua rotina, esse problema de estoque parado será cada vez menos comum.
Aprenda com os seus dados históricos
O seu problema de estoque parado é algo recorrente? Ele acontece em determinadas épocas ou é de repente? Seja como for, são informações que você precisa obter para traçar um plano estratégico que possa gerar resultados de qualidade.
Tudo isso você consegue ao analisar seus dados históricos. Veja o quanto você costuma vender em cada período do ano e compare esses números. A partir dessa análise, será possível encontrar as respostas que você está procurando.
Faça uma boa gestão de estoque
Um bom gerenciamento de estoque é fundamental para que a sua revenda de veículos consiga alcançar a excelência no fluxo de trabalho e no atendimento ao cliente. A gestão eficiente das entradas e saídas de veículos em sua loja ajuda a melhorar o atendimento, qualificar seu público e diminuir os desperdícios e a desvalorização.
Além disso, permite que você tenha uma ideia mais clara de qual o momento certo de apostar nas promoções dos carros que estão parados na garagem há mais tempo. A gestão de estoque, portanto, compreende:
*contabilização do inventário;
*controle maior das entradas e saídas;
*previsão de demanda do mercado.
Capacite a equipe para vender os veículos de menor giro
Os vendedores também devem estar engajados nessa força tarefa para eliminar do estoque os carros que já estão em vias de desvalorização e de perda da rentabilidade. Para isso, capacite a sua equipe para que também tenha noção dos pilares que sustentam um bom gerenciamento de estoque.
Assim, todos devem estar preparados para entender melhor o público e saber a hora certa de oferecer os veículos que estão em sua loja e que precisam girar antes que percam valor. Aproveite para preparar sua equipe para o uso da tecnologia, como o uso de softwares de gestão para ajudar nesse trabalho.
Participe de um marketplace
Vender pela internet tem uma nova modalidade que pode ser a solução ideal para o seu problema de estoque parado em sua loja de veículos: o marketplace. Existem diversos e-commerces que possibilitam a venda de produtos por lojas de terceiros, o que permite que você alcance um público muito maior que o usual e amplie as suas vendas.
Basta pesquisar pelos e-commerces que trabalham com vendas de veículos e oferecem as condições mais vantajosas para você. Lembre-se de que, com um aumento do alcance, também pode vir um crescimento de demanda para o qual a sua logística precisa estar adaptada.
Fortaleça seu relacionamento com o cliente
Um estoque parado em uma loja de veículos também pode ser um sintoma de um problema maior: a dificuldade de impactar significativamente o seu potencial cliente. É muito fácil para essas pessoas simplesmente optar por um concorrente, se elas não tiverem um laço, um relacionamento com a sua loja.
Felizmente, esse quadro pode ser aprimorado. Leve em consideração o que é importante para esse público e se aproxime dele com soluções objetivas que facilitem a vida dele. O seu papel deve ser, primeiramente, ajudar, para depois se concentrar na venda.
Como tornar todo esse processo mais fácil?
Quando tratamos sobre o que fazer com estoque parado, a inovação deve ser considerada como prioridade. Por mais que seja possível contornar o problema seguindo as dicas deste artigo, pode se tratar de uma série de sintomas que necessitem de um tratamento na raiz. A boa notícia é que essa solução existe e pode trazer uma série de benefícios para a sua loja de veículos.
Os sistemas de gerenciamento de estoque voltados ao mercado de revenda de carros permitem uma atualização mais eficaz das informações sobre os veículos armazenados, controlando a falta ou o excesso e agilizando os dados de venda de produtos, além de serem integrados à emissão de nota fiscal eletrônica e outras vantagens.
Ou seja, trata-se de um sistema que oferece todas as ferramentas que você precisa para alavancar as suas vendas, aproximar seus vendedores dos seus clientes e garantir uma atuação mais inteligente e estratégica da sua parte. Tudo isso contribuirá para que seu estoque fique cada vez menos parado.
Resolver um problema de estoque parado na loja de veículos requer um olhar estratégico sobre toda a atuação comercial desse estabelecimento. Leve em conta o perfil do seu público, os seus números convencionais de vendas e quais ferramentas você tem à disposição para reverter esse quadro. Considere o uso de um sistema de gerenciamento de estoque que possibilite prevenir esse problema e aproveite seus demais benefícios.
Gostou deste conteúdo? Então, aprofunde-se mais no assunto e aprenda a melhorar a gestão de estoque da sua revenda de veículos!