A revenda de carros vem ganhando cada vez mais destaque nos últimos anos, já que atualmente existem muitas formas de pagamento. Os carros tornaram-se populares para os brasileiros e a aquisição de um modelo seminovo vem sendo a opção preferida dos clientes.
Afinal, segundo os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores Fenabrave, mais de 6,5 milhões de carros foram comercializados no país em 2021, com crescimento de 55,77%.
Neste post, você entenderá, apesar das questões econômicas do país, se ainda vale a pena abrir a própria revenda de carros, como montá-la e as ferramentas cruciais para uma implementação eficiente. Vamos lá?
Revenda de carros: ainda vale a pena?
Uma das principais questões levantadas é saber se realmente vale a pena abrir uma revenda de veículos devido à instabilidade econômica do país nos últimos anos. Contudo, a tendência do cenário dos seminovos é de maior oferta, com diminuição de preços, além de previsão positiva a partir do segundo semestre de 2022.
Porém, além de avaliar se o mercado está favorável, também será preciso realizar um estudo de mercado detalhado para assim determinar a localização adequada, o tipo de carro que será vendido, os modelos que atendam a todas as classes sociais, a faixa etária do público-alvo etc.
Como sabemos que esse detalhe é minucioso, preparamos o passo a passo no próximo tópico.
Como montar uma revenda de veículos?
Para ajudar a montar uma revenda de veículos de sucesso, separamos 4 dicas que devem ser seguidas. Além disso, elas precisam estar alinhadas com as tendências e informações de pontos do mercado. Confira!
1. Legalize a loja de veículos usados
Após realizar a pesquisa de mercado, legalizar sua revenda de carros será imprescindível. Então, procure um contador especializado para que ele cuide dos processos burocráticos e finalize todas as etapas necessárias perante a lei. Dessa forma, você evita transtornos como multas, que podem sair caras no bolso.
2. Avalie a localização estrategicamente
Outro ponto crucial para o sucesso nas vendas de veículos seminovos é a visibilidade da sua loja. Portanto, no planejamento estratégico e na pesquisa de implementação, foque na estratégia de um ponto que alcance o seu público-alvo. Avenidas e lugares com presença de outdoors são ótimas opções.
3. Faça parcerias somente com fornecedores consolidados
De forma geral, o investimento mínimo para abrir uma revenda de veículos gira em torno de R$ 50 mil, fora a parte da aquisição dos automóveis. Por isso, fazer a pesquisa minuciosa de modelos mais em alta com relação ao seu público alvo faz toda a diferença. Logo, para que essa etapa seja a mais segura possível, conheça a base fornecedora e sua credibilidade decidirá o sucesso da empreitada.
4. Tenha uma equipe capacitada
Com todo o planejamento finalizado, outro ponto crucial será contar com vendedores profissionais, que saibam lidar com os clientes, além de serem proativos em situações de pico. Dessa forma, investir na preparação dos colaboradores garante credibilidade. Além disso, procure passar confiança ao público por meio da honestidade.
Quais as ferramentas mais indicadas à implementação?
Nesse processo de implementação da sua revendedora, ter à disposição um excelente software de gestão será imprescindível. Nela, será possível traçar estratégias, além de oportunidades de negócio pós-venda.
Com essa ferramenta, você poderá:
*realizar controle de estoque eficiente;
*realizar o controle de vendas;
*elaborar métricas de vendas;
*fazer uso integrado com outros sistemas;
*melhor utilização do emissor de notas fiscais.
Em suma, para montar uma revenda de carros, é preciso planejamento e disciplina com relação às metas e estratégias de fidelização do cliente. Embora seja um desafio, não é impossível, e o segredo é colocar as dicas citadas aqui em prática e não pular nenhuma etapa.
O post ajudou a tirar as dúvidas sobre a montagem de sua revendedora? Quer ficar mais atualizado sobre temas como esse? Então, curta nossa página no Facebook e esteja sempre informado dessas tendências e muito mais!