O que considerar ao contratar um sistema para revenda de veículos?

O que considerar ao contratar um sistema para revenda de veículos?

Se você possui uma concessionária ou uma loja de veículos, sabe que a gestão do seu negócio envolve muitos processos e desafios. Você precisa controlar o estoque, o cadastro de clientes e a emissão de documentos e notas fiscais, além de integrar esses dados e garantir a segurança da informação. 

Nesse cenário, contar com um bom software de gestão se torna essencial para a produtividade dos profissionais que atuam na revenda de veículos, além de agilizar o atendimento ao cliente e facilitar o acesso aos dados

Neste post, vamos entender como funciona o sistema para revenda de veículos e o que você deve avaliar antes de adquirir essa ferramenta. Confira!

Como funciona o sistema para revenda de veículos?

Um sistema para revenda de veículos é uma plataforma desenvolvida para atender às principais necessidades de concessionárias e lojas de automóveis. É uma ferramenta integradora que centraliza todas as etapas do processo de venda, desde o cadastro dos veículos em estoque até o pós-venda.

Ele é projetado para oferecer funcionalidades abrangentes, como:

-registro e controle do estoque de veículos;

-gestão de clientes e fornecedores;

-emissão de notas fiscais;

-integração com portais de anúncios online.

O que considerar ao contratar um sistema para revenda de veículos?

Já sabemos que um sistema de gestão para revenda de veículos pode contribuir para um aumento considerável da produtividade de uma loja. No entanto, para que de fato você tenha acesso aos benefícios dessa ferramenta, é importante caprichar na escolha. Aqui estão alguns aspectos importantes a considerar.

Faça um levantamento das suas reais necessidades

O primeiro passo para fazer uma boa escolha do sistema de revendas é entender quais são as reais necessidades de sua loja. Para isso, você deve fazer uma análise do tamanho do seu estoque, volume de vendas, fluxo de clientes, formas de contato, onde você pretende anunciar e necessidade de integração com outras ferramentas. 

Com esses dados em mãos, você consegue mensurar a quantidade de recursos que necessita e as funcionalidades que deseja que o sistema escolhido tenha.

Avalie os fornecedores de sistemas

Agora que você já tem os dados sobre as suas necessidades em mãos, é hora de avaliar os fornecedores e escolher aquele que tem o sistema que melhor se encaixa em seu perfil. Essa escolha é crucial para garantir a qualidade e a confiabilidade da ferramenta. Existem vários caminhos para avaliar o fornecedor, e uma das melhores maneiras é visitar o site da empresa. Verifique as funcionalidades e os planos oferecidos. 

Entre em contato com um consultor e aproveite o contato para analisar o atendimento que a empresa oferece, bem como o conhecimento sobre a ferramenta e sobre as demandas de uma revenda de veículos. Solicite uma demonstração gratuita para analisar na prática as funcionalidades oferecidas.

Analise o custo-benefício

Muitos empreendedores acabam escolhendo o sistema para revenda de veículos considerando apenas o preço dos planos oferecidos pelos fornecedores. Porém, se não forem analisados outros fatores, como as funcionalidades, o suporte e a qualidade do software, o barato pode sair caro. 

Por isso, é de suma importância encontrar o equilíbrio entre o bom preço e as qualidades necessárias para que o sistema atenda plenamente o seu negócio. Se o fornecedor disponibiliza um software de qualidade, que você testou durante a demonstração, analise se o valor dos planos que ele oferece está de acordo com a qualidade. Se possível, tente negociar melhores formas de pagamento e até um desconto.

Pergunte sobre o processo de implementação

Outro ponto importante a ser avaliado é o processo de implementação, que precisa ser ágil e desburocratizado. Afinal, você não pode ficar com sua revenda parada por um período longo. Nesse cenário, a melhor opção é contratar um sistema 100% web, ou seja, que você possa acessar de qualquer computador, sem necessidade de instalação ou configurações de servidores. 

Contar com uma ferramenta online traz inúmeros benefícios além do acesso imediato. Primeiro, você não precisa de computadores potentes nem de servidores para hospedá-lo; segundo, toda a parte de manutenção e atualização é realizada pelo fornecedor de forma automática. Dessa forma, sua única preocupação será manter o pagamento em dia e aprender as funcionalidades.

Avalie a variedade de funcionalidades

De nada adianta ter todos os benefícios anteriores se o sistema não entregar as funcionalidades que sua revenda precisa. Por isso, antes de fechar o contrato, certifique-se de que, de fato, a ferramenta vai entregar tudo o que você deseja.

Entre as principais funcionalidades que o sistema deve ter, podemos destacar:

-gestão de veículos — que permite o acesso a informações completas de seu estoque, seja veículo próprio ou consignado;

-gestão de clientes e fornecedores — o sistema deve permitir o fácil acesso aos dados e históricos de seus clientes e fornecedores;

-gestão financeira — permite o controle de seu caixa, pagamentos e DRE;

-acesso a contratos e relatórios — se o objetivo é ganhar produtividade e desburocratização, o sistema deve automatizar a impressão de termos, contratos e procurações;

-integrador de anúncios — outro ganho de produtividade que o sistema deve oferecer é a possibilidade de anunciar seus veículos nos principais portais com poucos cliques;

-emissor de notas fiscais — esse é um recurso indispensável para qualquer sistema de gestão, que deve facilitar a emissão das notas dos veículos, assim como de serviços;

-armazenamento digital de documentos — deve possibilitar o armazenamento seguro de todos os tipos de documentos relacionados aos veículos, clientes e fornecedores.

Portanto, é importante priorizar os fornecedores que permitem uma demonstração gratuita, pois assim você conseguirá analisar na prática as funcionalidades e demais pontos citados neste texto.

Quais são os diferenciais do software da Boom Sistemas?

Se você busca um software com todas as características citadas nos tópicos anteriores, a Boom Sistemas oferece tudo isso e muito mais. Nosso sistema foi desenvolvido com foco nas principais demandas dos revendedores de veículos, com uma ampla gama de funcionalidades para empresas de todos os portes.

Alguns dos principais diferenciais do software da Boom Sistemas são:

-funcionalidades completas para gerenciar todas as etapas do processo de venda, desde o cadastro do estoque até o pós-venda;

-equipe de suporte técnico altamente capacitada, sempre disponível para ajudar em caso de problemas ou dúvidas;

-software atualizado e aprimorado constantemente, para garantir que as revendas estejam sempre utilizando a versão mais recente;

-processo de implementação rápido e sem complicações, garantindo uma transição suave.

Ao escolher um sistema para revenda de veículos, é essencial considerar uma série de fatores para garantir que a solução atenda às necessidades específicas da revenda e proporcione um retorno positivo sobre o investimento. O software da Boom Sistemas se destaca como uma opção de alta qualidade e confiabilidade, oferecendo uma experiência completa e eficiente para revendas de veículos de todos os portes.

Se você está buscando uma solução tecnológica completa para impulsionar os negócios de sua revenda de veículos, entre em contato com a Boom Sistemas hoje mesmo e descubra, com mais detalhes, como podemos ajudá-lo a alcançar o sucesso!