A forma como uma loja de veículos vai armazenar e disponibilizar seus produtos precisa ser muito bem pensada. Afinal, ter uma política de estoques afiada é determinante para o sucesso e para a saúde financeira de um empreendimento. Assim, cabe ao gestor avaliar se o ideal para sua revenda de automóveis é optar pelo estoque próprio ou consignado.
Se você está na dúvida sobre como funciona essas modalidades e qual melhor caminho a seguir, continue a leitura deste post para entender mais sobre o assunto e poder tomar uma decisão embasada. Acompanhe!
Qual a diferença entre estoque próprio e consignado?
Um estoque próprio de veículos significa que o lojista investirá capital do seu negócio adquirindo os produtos de concessionárias ou terceiros. Nesse caso, o empreendedor assume responsabilidade e tem autonomia sobre o ciclo de abastecimento dos itens e seu armazenamento.
Já o consignado é uma modalidade na qual o estoque da loja é abastecido por fornecedores, que podem ser fabricantes, importadores, investidores, pessoas fisicas, entre outros. Ou seja, essas fontes de suprimento é que tem a propriedade dos veículos disponibilizam suas mercadorias para que possam ser adquiridas pelos clientes da revenda.
Em outras palavras, o automóvel fica disponível para loja em contrato de consignação. Caso não seja vendido, o gestor pode devolvê-lo para o fornecedor sem custo.
Como escolher entre estoque próprio ou consignado?
Para decidir entre o estoque próprio ou consignado, o lojista precisa avaliar alguns aspectos e entender quais se encaixam melhor com os objetivos e a realidade do negócio. A seguir, conheça os principais pontos que merecem sua atenção nesse processo.
Espaço físico
O lojista que opta pelo estoque próprio deve providenciar um espaço adequado para armazenar os itens, observando todas as normas e boas práticas para conservar sua integridade. No estoque consignado, esse processo fica a cargo do fornecedor e o lojista não precisa se preocupar com isso, pois nem sempre o fornecedor deixará o veículo sob custódia do revendedor.
Custos
Uma grande vantagem do estoque consignado é que o lojista não precisa arcar com custos de compra dos veículos. Outro benefício é que esse modelo reduz os riscos com estoque parado e excedente, o que pode prejudicar o capital de giro da empresa.
Satisfação e atendimento ao cliente
Quando a loja opta pelo estoque próprio, ela cuida dos processos de armazenagem e pode também oferecer a pronta-entrega, o que é um diferencial para muitos clientes. Quando se depende de um terceiro, o lojista nem sempre tem controle sobre como o veículo foi armazenado e se ele será entregue no prazo. Por isso é importante contar com uma rede de fornecedores confiáveis.
Por outro lado, se a revenda tem acesso a uma ampla rede de fornecedores, é capaz de ampliar seu portfólio de marcas e modelos para seus consumidores sem ter que necessariamente adquirir os automóveis, aumentando as chances de agradar mais pessoas e atrair interessados.
Como você viu, a decisão entre estoque próprio ou consignado é altamente importante para o funcionamento e sustentabilidade de uma loja de automóveis e existem vantagens e desvantagens que o empresário deve considerar nos dois sistemas.
Por isso, é essencial revisar cada alternativa em detalhes e observar qual se encaixa melhor no seu modelo de negócios, pensando também que é possível optar por uma combinação dos dois métodos, de modo a conseguir testar o que funciona melhor para a empresa.
Este post foi útil para você? Se sim, continue a leitura em nosso blog e entenda como funciona a reposição de estoque em uma loja de veículos.