Descubra o que é concessionária virtual e por que apostar nesse modelo de negócio

Descubra o que é concessionária virtual e por que apostar nesse modelo de negócio

É fato que, para esta década, vivenciaremos constantes inovações tecnológicas sem precedentes. Essa transformação atinge todas as esferas, principalmente nos negócios com veículos. Isso porque será fundamental a integração das lojas ao meio digital para impulsionar as vendas e alcançar maior número de clientes. Por essa razão, você precisa conhecer o modelo de concessionária virtual.

Já pensou em ter uma revenda de veículos sem a necessidade de uma área enorme para exposição dos carros? Imagine a economia e melhor logística que você teria com isso? Como sabemos da importância deste tema, preparamos esse conteúdo e abordaremos detalhes sobre como funciona, o que você precisa saber para aderir a essa estratégia para a transformação digital. Vamos lá?

Concessionária virtual: você está preparado?

Conforme um estudo realizado pelo Google, antes da pandemia, cerca de 92% dos compradores de veículos já possuíam aderência ao meio digital com etapas da jornada de compras no canal online. Hoje em dia, a situação se intensificou: ter presença no mercado na internet é uma questão de exigência.

Isso é uma necessidade porque o mesmo estudo citado anteriormente aponta que 49% dos brasileiros já estão imersos nas compras online. Antes de adquirir o produto, eles vão para os sites de buscas e observam todos os detalhes, vantagens e custo-benefício sem sair de casa. Esta mudança de hábito impacta diretamente a jornada de compra, tornando a concessionária 1.0 clássica obsoleta.

Estamos em tempos de mudança e tudo indica que o mundo já vivencia a era da concessionária 5.0 com a entrada de um modelo cada vez mais minimalista, sustentável, com redução do uso de combustível para substituí-los por energia e com os carros voltados para veículos autônomos (mas não tão cedo aqui no Brasil).

Então, queremos fazer a seguinte pergunta: a sua revenda de veículos está pronta? Caso ainda esteja em fase de preparação e não sabe como começar, calma! Você primeiramente precisa estar no caminho certo, ou seja, no modelo 3.0 e aberto para intensas transformações digitais que virão.

Afinal, o Brasil já presencia o modelo de concessionária 4.0, ou seja, fase que acompanha tendências como Inteligência Artificial, Machine Learning e início de investimentos com energia limpa. As principais vantagens em se ter uma revenda de veículos virtual são:

*excelência no atendimento e experiência do cliente diferenciada;

*processo de venda totalmente online (do atendimento ao pós-venda);

*comodidade e menos burocracia.

Contudo, para isso tudo acontecer, é importante que você já tenha uma presença consolidada na internet. Desse modo, será preciso criar um showroom digital para sua revenda de veículos.

Nesse processo, não basta ter fotos detalhadas dos veículos à venda. É preciso proporcionar uma experiência completa ao cliente para permitir que ele escolha o carro, seus acessórios, itens opcionais, cor etc. e possa visualizar essa escolha sem sair da frente do computador ou do smartphone.

Realidade virtual e Inteligência Artificial são ferramentas poderosas para diferenciar sua concessionária digital, pois permitem uma verdadeira imersão do usuário em seu negócio. Ao encantar o consumidor com essas possibilidades, você terá a chance de fazer com que ele compre até mesmo mais do que estava planejando.

Esse modelo favorece a criação de uma ligação mais direta entre a concessionária virtual e os seus fornecedores. Por meio da integração entre elas e seus sistemas, é possível atualizar informações sobre estoque e lançamentos, favorecendo a satisfação do cliente.

Como se tornar uma concessionária virtual?

Alguns passos são importantes para você conseguir migrar para esse modelo de negócios. Muitos deles, provavelmente, você já adota em sua empresa:

*apostar no marketing digital para aumentar a visibilidade online e diferenciar sua concessionária;

*construir um showroom virtual com uso de ferramentas tecnológicas que promovam imersão e engajamento do usuário;

*usar um sistema de gestão e outras ferramentas para integração;

*treinar a equipe e ampliar os canais de comunicação com o público em um atendimento de excelência.

Esta nova visão tem como prioridade o universo online com total inclusão. Dessa forma, além de utilizar as técnicas digitais, aplicam-se outras ferramentas, como blog, sites e redes sociais, para maior integração com o cliente. Assim, tudo contribui para guiá-lo da melhor forma na jornada do consumidor com funis de vendas até a decisão de compra.

Além disso, migrar para esta nova abordagem permite engajar o cliente emocionalmente com inbound marketing de forma cativante e persuasiva. Outra questão importante é que ela contribui para melhor otimização, logística e muitas outras vantagens.

Quais as vantagens de se ter a concessionária virtual?

Até aqui, você já percebeu quais são os benefícios de migrar para o modelo de concessionária virtual. Mas ainda é possível destacar algumas das principais vantagens, como:

*otimização da rotina de vendas nas lojas;

*redução de custos;

*aumento das vendas e do ticket médio;

*agilidade no atendimento;

*engajamento, satisfação e fidelização de clientes;

*redução do espaço para exposição dos veículos;

*ampliação do alcance da marca e atendimento a novos mercados.

Sem a necessidade de um showroom físico completo, a revenda de veículos pode ser aprimorada com um espaço mais otimizado com um estilo mais minimalista e atraente. Dessa forma, as novas concessionárias digitais podem ser elaboradas com um terço do espaço físico do que as tradicionais. É uma grande vantagem, especialmente para cidades grandes em que os custos com aluguéis ou investimentos de terrenos são mais caros.

Outra questão em que ter esse modelo se torna tão eficaz atualmente é a interligação de todos os processos, pois automatiza todas as etapas desde o design do produto como o relacionamento com o cliente pré e pós-venda.

Inclusive, a concessionária virtual permite atualizá-los com novidades completamente automáticas como novos lançamentos e catálogos de vendas. Assim, os vendedores não perdem nenhuma chance de apontar as novidades e alcançar maior número de potenciais clientes interessados.

Afinal, lembre-se: em um mercado acirrado que é o das vendas, ter uma jornada de personalidade é o diferencial para o sucesso dos negócios. Conte com as tendências do mercado automotivo para alavancar o desenvolvimento da sua franquia!

A concessionária virtual coloca você à frente da concorrência e é uma das tendências mais fortes do momento para que seu negócio acompanhe a transformação pela qual o mercado de automóveis vem passando nos últimos anos. Trata-se de um investimento que terá retorno financeiro e que posicionará sua marca como inovadora e atraente.

O conteúdo foi útil para compreender melhor as novidades deste novo modelo de concessionária? Então, compartilhe nas redes sociais para seus amigos também ficarem por dentro do assunto!