O que não pode ser medido não pode ser gerenciado. Ou seja, gerar relatórios é uma forma de tornar as informações sobre os negócios muito mais transparentes e claras para otimizar a tomada de decisão.
Com o avanço da tecnologia, as ferramentas analíticas, os sistemas de gestão e a facilidade de acesso à computação em nuvem, empresas de todos os portes e setores puderam mergulhar de vez na transformação digital, utilizando os dados como fonte primária de direcionamento da gestão.
Neste post, vamos entender como é possível gerar relatórios na revenda de veículos, o que analisar e as ferramentas que devemos utilizar para isso. Confira!
Colete os dados nas fontes corretas
Existem várias maneiras de coletar e produzir dados, sendo que o mais importante para a geração de bons relatórios é a forma como você vai guardar e estruturar essas informações. Você pode coletar dados a partir do CRM, sistema de gestão, redes sociais, banco de dados externos, pesquisas, anotações etc.
Vale lembrar que, para coletar e tratar dados pessoais de seus clientes, é importante seguir à risca a LGPD. Sendo assim, certifique-se de obter o consentimento expresso do titular, ou seja, do proprietário dos dados, antes de começar a utilizá-los como base para a emissão dos relatórios.
Utilize o histórico de vendas
O histórico de vendas é uma das bases de dados mais importantes para uma série de análises de negócios. A partir dele, é possível entender as preferências de seu público-alvo e a época do ano em que ele costuma estar mais aberto a fechar contrato, além de uma série de dados pessoais, como gênero, idade, faixa etária, região onde mora etc.
Com esses dados, é possível tomar decisões muito mais certeiras para aumentar as vendas, aperfeiçoar o atendimento e melhorar as campanhas de marketing, que serão cada vez mais certeiras para atingir o público correto, com a idade certa, na região geográfica exata e com a linguagem necessária.
Analise as métricas corretas
Com um bom processamento e uma boa análise de dados, é possível descobrir vários padrões e informações que podem estar escondidos no emaranhado de dados desestruturados que são coletados e produzidos na revenda de veículos. Nesse cenário, é possível descobrir novas métricas e tendências para serem analisadas e, assim, achar uma oportunidade de mercado que ninguém enxergou.
Por outro lado, não podemos abrir mão de métricas tradicionais e importantes para a gestão de revenda de veículos, como ticket médio, custo de aquisição de cliente (CAC), ROI, métricas de atendimento, de marketing, financeiras etc. São informações importantes para a sustentabilidade do negócio.
Utilize um bom software de gestão
Com a utilização de um bom sistema de gestão, o seu estabelecimento automatiza, integra e otimiza a atuação de todos os departamentos. Todas as suas ações de rotina passarão a ser executadas em poucos cliques, permitindo a captação e a integração de dados, que servirão de base para a emissão de bons relatórios para aprimorar a tomada de decisão.
Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido como gerar relatórios em suas revenda de veículos e a importância dessas informações para a boa tomada de decisão na gestão de seus negócios. Não se esqueça de que, para que essa emissão de relatórios seja feita com base em dados integrados e sólidos, é importante escolher um bom software de gestão, desenvolvido especificamente para seu segmento.
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