Ter uma loja de revenda de veículos envolve muitos outros fatores de gestão além da venda e contar com pessoas motivadas é essencial para cumprir as metas. Se o clima organizacional for bem-trabalhado, o colaborador vai se sentir reconhecido pelo trabalho que fez e vai se empenhar para alcançar ainda mais resultados.
Para entender o que é clima organizacional, qual a sua importância e como implementar boas práticas em sua empresa, continue a leitura!
O que é clima organizacional e por que ele é importante?
O clima organizacional tem a ver com a percepção dos colaboradores em relação à empresa, tanto em relação a fatores emocionais quanto técnicos. Apesar de não ser tão simples de mensurar, existem algumas ferramentas que auxiliam a quantificar o nível de satisfação do colaborador com o clima da organização.
Se a sua revenda de veículos tiver um bom clima, os seus colaboradores vão estar mais motivados para alcançar os resultados esperados, o que aumenta a produtividade e diminui a rotatividade de funcionários. Por isso, é importante investir em práticas de RH que contribuem para o bom clima organizacional.
Ainda que seja comum acreditar que o único fator que atrai e retém talentos é o salário, precisamos ressaltar que essa realidade já é diferente e tende a mudar cada vez mais, pois os profissionais capacitados estão em busca de outros fatores, como reconhecimento e bem-estar.
Como ter um bom clima organizacional em sua revenda de veículos?
Veja agora algumas medidas que podem contribuir para melhorar o clima na empresa.
Desburocratizar as atividades
Investir na tecnologia diminui a possibilidade de erros e re-trabalhos, além de adiantar a velocidade das tarefas realizadas, pois os softwares já automatizam várias atividades. Com isso, o funcionário da sua revenda de veículos vai estar muito mais satisfeito no trabalho do que se tivesse que realizar essas atividades manualmente.
Melhorar a comunicação
A comunicação é responsável por transmitir as atividades e metas desejadas. No entanto, para o colaborador da sua revenda de veículos, é desgastante não ter uma comunicação clara, pois pode resultar em ideias executadas de maneira errada e desmotiva tanto o colaborador que fez a execução quanto o líder que havia planejado.
Para evitar essas situações, o gestor deve entender a realidade da sua empresa e saber qual meio de comunicação é mais adequado para cada situação: e-mail, redes sociais, telefone ou pessoalmente. É importante, ainda, criar espaços de convivência para que os colaboradores se sintam mais próximos de você, sem perder a autoridade, é claro.
Oferecer planos
Essa é uma prática muito comum nas empresas, então, se ainda não foi implementado na sua, é preciso repensar o quão atualizada está a sua organização. Quando você oferece plano de saúde ou odontológico para a sua equipe, está mostrando o cuidado com o bem-estar de cada um deles.
Para que sua loja seja ainda mais pontual com os benefícios para a equipe, faça uma pesquisa interna para saber por quais outros tipos de serviços as pessoas se interessam, como:
*academia de ginástica;
*clínica de estética;
*cursos profissionalizantes;
*graduação ou pós-graduação.
Depois de entender quais são as necessidades, busque empresas locais para fechar parcerias, nas os colaboradores possam ter descontos. Vale ressaltar que essas parcerias não devem custar nada para a empresa, apenas proporcionar um desconto ao seu colaborador.
Sem dúvidas, você vai conseguir melhorar o clima organizacional, tornar o ambiente de trabalho mais leve e prazeroso, além de aumentar os resultados, se colocar em prática essas iniciativas em sua empresa, de forma correta e adaptando-as à sua realidade.
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