Transferência de carros pela CDT: veja como vai funcionar

Transferência de carros pela CDT: veja como vai funcionar

A novidade sobre a confirmação recente da transferência de carros pela Carteira Digital de Trânsito veio para facilitar a revenda de veículos entre pessoas físicas. Com essa modalidade, será possível finalizar negociações com o auxílio do aplicativo, dispensando a necessidade de contratos de papel. Tudo poderá ser realizado por meio digital, o requisito será apenas a assinatura digital do Gov.br e entrou em vigor a partir do mês de agosto de 2021.

Conforme o Ministério da Infraestrutura, esta autorização pode ser feita por qualquer proprietário desde que este tenha a documentação digital de automóveis saídos de fábrica ou emitidos a partir da data de 1º de janeiro de 2021.

Por essa razão, no post de hoje, vamos explicar como funciona a transferência de veículos pela Carteira Digital de Trânsito (CDT) e o seu passo a passo. Vamos lá?

Transferência de carros pela CDT: como fazer?

Para realizar a transação por meio digital, será preciso ter o login qualificado no Gov.br. Lá, é preciso avaliar se o Detran em que o automóvel foi registrado está adaptado ao novo sistema de autorização digital.

Esse ponto é importante porque o processo de transferência só será possível se possuir os documentos digitais. Para isso, basta apenas:

*acessar o aplicativo da CDT;

*informar o CPF do comprador;

*fazer a assinatura digital da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e);

*receber a notificação.

Após o recebimento confirmado a etapa concluída, a próxima etapa será repetir o processo na plataforma Gov.br e após a transferência concluída no sistema, o proprietário terá o documento do automóvel digitalmente. Ou seja: será o fim do cartório neste processo e menos burocrático.

Conheça as outras funcionalidades da CDT

A verdade é que a CDT veio para facilitar nossas vidas, e ter o aplicativo em mãos proporciona eficiência em várias funcionalidades. Portanto, para isso, baixe o app gratuito disponível nas plataformas Android e iOS para ter o documento sempre disponível. Inclusive, para ele gerar, basta ficar conectado na internet apenas uma vez, pois ele já fica armazenado no sistema. É válido por todo o país.

Outro recurso bastante útil é o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Essa opção auxilia principalmente para os automóveis que têm vários condutores, assim, será possível compartilhar o documento com vários motoristas. A limitação será apenas o uso do smartphone.

Agora, uma das modalidades mais interessantes: por meio do app, você poderá pagar multas com descontos de 20 a 40%. Contudo, é preciso observar as regras para o desconto ser maior, como o motorista necessitar ter o cadastro na CDT; ou quando houver a infração, o condutor reconhecer e abrir mão da contestação, obtém-se o desconto maior. Caso seja entrado recurso, o abate será de 20%.

Utilizar a CDT no processo de transferência de carros trará eficiência no dia a dia. Afinal, reduzir burocracias com contratos e papeladas é de grande auxílio. Segundo o Denatran, 45 milhões de brasileiros já possuem a CNH digital com o QR Code e, por meio dela, já podem realizar a transação normalmente.

Agora queremos saber de você: o conteúdo ajudou a esclarecer dúvidas sobre as mudanças e os benefícios que a CDT pode trazer na transferência de veículos? Então, compartilhe nas redes sociais para seus amigos também ficarem por dentro do assunto!