Uma das melhores formas de contar com a ajuda da tecnologia nos negócios é utilizar um sistema de gestão que ajude a otimizar a sua loja de veículos. Não faz sentido perder tempo e gastar recursos com tarefas que podem ser conduzidas de forma mais inteligente e automatizada.
A tecnologia progrediu bastante nos últimos anos, sendo capaz de transformar diversos espaços de trabalho. No caso de uma loja de veículos, é possível controlar estoque, o setor financeiro, fiscal, comercial, comunicar-se com os clientes e muito mais com a ajuda desse progresso.
Isso terá efeitos bastante benéficos nos seus resultados. Afinal, será possível concentrar os seus esforços em elaborar estratégias de vendas mais eficazes, atender melhor seus clientes, entre outros.
No entanto, você precisa se manter longe de possíveis erros que são capazes de comprometer os seus esforços ao contratar um sistema para loja de veículos.
O que é um sistema para loja de veículos?
Também chamado de software de gestão especializado, um sistema para loja de veículos é um programa online com o objetivo de otimizar as tarefas do dia a dia, desde o setor comercial até o financeiro.
Cuidar de uma loja de veículos é algo que exige muito tempo e atenção de diversos profissionais. É possível contar com a tecnologia para tornar os seus processos mais inteligentes e, assim, gerar resultados de mais qualidade para o seu negócio.
Além de contribuir positivamente para a produtividade da sua equipe, esse tipo de solução é capaz de minimizar a taxa de erros e ajudar você a encontrar novas oportunidades para ampliar os seus resultados todos os dias.
Um bom sistema para loja de veículos conta com funcionalidades como:
-gerenciamento de estoque da loja;
-controle financeiro integrado;
-elaboração de contratos automáticos;
-emissor de nota fiscal eletrônica;
-gestão de dados de clientes;
-arquivamento de documentos; entre outros.
7 erros na hora de contratar um sistema para loja de veículos
Considerando os benefícios de trabalhar com um sistema para loja de veículos, fica nítido o quão vantajoso é optar por essa solução. No entanto, é preciso ter cuidado ao escolher a melhor alternativa para o seu negócio.
Quer saber onde você pode ter problemas? Veja a seguir quais são os 7 principais erros cometidos ao contratar um sistema para loja de veículos.
1. Não se planejar
Passar a usar um sistema na loja de veículos é algo que causa um impacto significativo na rotina. Portanto, é algo que exige um bom planejamento para dar certo — isso também tem um impacto no momento da decisão pelo melhor software.
Como qualquer outra estratégia comercial do seu negócio, você precisa elaborar um plano. Ele deve reunir os principais pontos que serão solucionados pela contratação do sistema e qual será o papel dele em sua loja de veículos.
2. Pensar apenas no preço
O preço de uma ferramenta não deve ser o principal motivador para contratá-la ou descartá-la. Apesar de ser um dos critérios considerados nesse tipo de decisão, ele não pode se sobrepor aos demais.
Em vez disso, saiba priorizar o que é importante para a sua loja de veículos. É claro que você não pode permitir que o seu negócio quebre ao contratar um sistema acima do seu orçamento, mas esse não pode ser seu único critério.
3. Não considerar as necessidades do negócio
A contratação de um sistema para loja de veículos deve ter como principal objetivo solucionar uma ou mais necessidades do negócio. O papel da tecnologia é resolver problemas, então você precisa tê-los em mente ao tomar a sua decisão.
Essa forma de pensar ajudará você a ter mais objetividade em sua seleção. Considere as principais dificuldades que você enfrenta no dia a dia e busque uma ferramenta que seja capaz de otimizar as suas atividades.
4. Ignorar os pedidos da equipe
Não se esqueça de que você não será a única pessoa da loja a usar o sistema, já que esse tipo de solução tende a ser aplicada em diversos setores diferentes. Portanto, vale a pena ouvir quais são as necessidades de outros integrantes da sua equipe ao tomar a sua decisão.
Procure saber quais são as principais dificuldades enfrentadas pelo seu time, quais tarefas demandam mais tempo do que deveriam e quais são mais urgentes.
5. Não optar por sistemas especializados
Existem muitos sistemas genéricos no mercado, do tipo que promete se adaptar a qualquer tipo de negócio. No entanto, por serem tão generalistas, eles acabam pecando por não oferecer recursos específicos de que o seu segmento necessita.
É por isso que você precisa se concentrar em contratar um sistema especializado em lojas de veículos. Ele terá as funções que esse tipo de empresa precisa e que você poderá aproveitar em sua totalidade.
6. Esquecer do suporte
Para garantir que a sua loja de veículos consiga utilizar seu sistema da melhor forma e solucionar problemas de maneira rápida, você precisa contar com um suporte de qualidade. Isso significa ter com quem entrar em contato para resolver essas questões com rapidez e sem impactar a produtividade do seu negócio.
Esse deve ser um dos critérios considerados ao contratar um sistema para loja de veículos. Procure saber como funciona o suporte, em quais dias e horários ele funciona e a qual nível de atenção você tem direito.
7. Não treinar a equipe
Parte do processo de contratação de um sistema para loja de veículos também envolve garantir que ele seja bem integrado ao modo de trabalho da sua equipe. É nesse contexto em que os treinamentos são ótimas ferramentas de implementação.
Portanto, não menospreze a importância do treinamento para uso do sistema com toda a sua equipe. Isso será fundamental para que todos saibam usar os seus recursos e os seus processos sejam devidamente modernizados.
Baseando-se nos exemplos de erros acima, você poderá tomar a melhor decisão ao contratar um sistema para loja de veículos. Lembre-se de considerar as necessidades do seu negócio como principais critérios de escolha, além de experimentar cada opção antes de se decidir.
No site, você pode conhecer os principais diferenciais do sistema para loja de veículos da Boom Sistemas. Confira!