O que é turnover?
Turnover é um termo do inglês que significa “renovação”. Ele é utilizado no mundo empresarial pela área de recursos humanos (RH) para denominar o índice de rotatividade de funcionários de uma organização.
Em outras palavras, indica o percentual de substituições de colaboradores em um determinado período de tempo. Esse dado é importante, pois revela a capacidade da companhia em reter os profissionais e em ser atrativa para eles, que são seus clientes internos.
O grande desafio do RH está em identificar o índice e mantê-lo, caso esteja em um nível ideal de turnover, ou diminuí-lo se o número de demissões estiver comprometendo a produtividade e elevando os custos do negócio com rescisões.
Quais as principais causas do turnover?
Os motivos para a alta rotatividade de colaboradores são muitos e devem ser observados e analisados para que a empresa possa conseguir combater os problemas e estruturar melhor sua gestão de pessoas.
A seguir, listamos as principais causas do turnover em uma companhia:
- -processo deficiente de recrutamento;
- -conflitos com os gestores;
- -desgaste físico e psicológico;
- -clima organizacional conflitante;
- -comunicação interna ineficiente;
- -falta de feedback e reconhecimento;
- -ausência de oportunidade para o crescimento profissional;
- -inexistência de harmonia entre vida pessoal e profissional etc.
Ao conhecer e utilizar esse indicador de forma eficaz é possível manter a rotatividade baixa, reter os melhores talentos, otimizar a produtividade, reduzir os custos com o processo demissional e construir um negócio mais sustentável e competitivo.
Como evitar turnover na equipe?
É importante ter em mente que os motivos que geram o turnover não surgem da noite para o dia. Desse modo, também não é possível saná-los imediatamente. Portanto, é preciso tomar um conjunto de medidas para modificar o quadro, eliminando de vez os riscos de ocorrência. Confira algumas ações que podem gerar um ótimo resultado.
Mantenha os colaboradores motivados
Busque reforçar a importância de cada colaborador para a empresa e criar um ambiente agradável. Diminua a distância entre líderes e liderados promovendo reuniões de convivência e estimulando a aproximação e união de todos.
Um bom relacionamento entre a equipe fortalece a importância do trabalho coletivo e incentiva a vontade de continuar na corporação. Essas são formas de mantê-los motivados.
Crie uma boa política de benefícios
Para reter bons talentos é necessário oferecer bons benefícios. Sendo assim, analise a média salarial oferecida no mercado, pois valores financeiros são diferenciais para a retenção de funcionários.
Sempre que possível, forneça benefícios, como jornada de trabalho flexível ou reduzida, trabalho em home office, licença especial para projetos pessoais, vale-cultura e outras espécies de bônus. Assim, a empresa pode desenvolver um programa de retenção de talentos de sucesso.
Ofereça planos de carreira
Todo bom profissional quer saber até aonde pode chegar e como. Por isso, procure ouvir o que os colaboradores pretendem para o futuro e, com base nisso, faça um planejamento e defina metas de desempenho.
O objetivo do plano de carreira é mostrar ao funcionário que existem perspectivas de crescimento dentro da companhia. Dessa forma, o colaborador percebe que está sendo valorizado e fica cada vez mais motivado a empregar todo o seu potencial e gerar bons resultados.
Valorize a equipe
Colaboradores precisam ser reconhecidos pelos seus trabalhos para permanecerem motivados e gerando resultados lucrativos. O envio de simples e-mails para a equipe parabenizando pela conclusão e resultado de um projeto já é uma forma eficaz de dar feedback.
A cultura de reconhecimento e de proatividade estimula os trabalhadores a atuarem em suas atividades cada vez melhor para serem reconhecidos. Contudo, lembre-se de criar desafios como forma de incentivá-los a progredirem.
Eis algumas das ações de como evitar turnover na equipe. Sem medidas que estimulem e valorizem os profissionais, eles prontamente migram para a concorrência.
Gostou deste artigo? Então, assine nossa newsletter e continue acompanhando mais insights incríveis!