Revenda de Veículos: O que é Tabela Fipe?
  • Boom Sistemas
  • 09/12/2019

Revenda de Veículos: O que é Tabela Fipe?

Há muitas formas de fazer a precificação dos carros em sua revenda de veículos. Entre elas, certamente, é preciso saber o que é a Tabela Fipe para que os valores não fujam muito ao que o mercado oferece, e você possa competir de forma saudável em sua região.

Afinal, o sucesso do seu negócio está diretamente atrelado à organização financeira e à conquista dos clientes. Essa ferramenta ajudará muito a mostrar a credibilidade do seu negócio diante do consumidor.

Por tudo isso, neste post, vamos mostrar o que é a Tabela Fipe, como ela é composta e em que situações você deve utilizá-la para precificar o estoque em sua revenda de veículos, assim como balizar as suas promoções e manter as suas contas em equilíbrio. Vamos lá?

O que é a tabela Fipe e como ela funciona?

A Fipe é a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e está posicionada no mercado brasileiro como o indicador mais importante quando se trata da precificação de veículos. Por meio dela, é possível descobrir o valor médio de todos os carros comercializados no país, de acordo com o ano, o modelo e os diferenciais que apresentam. Ela é usada, até mesmo, como base para a cobrança do seguro veicular.

Em que situações ela deve ser utilizada?

A Tabela Fipe deve ser usada como referência para determinar o preço dos veículos nas operações de compra e venda. Vale lembrar que esse instrumento está à disposição tanto nas revendas e concessionárias de veículos quanto do consumidor. Daí a sua importância, pois você não poderá, por exemplo, cobrar um preço muito mais alto ou baixo do que a média do mercado, certo?

As cotações são realizadas pela Fipe a cada mês e os indicadores são revelados nesse período, oficialmente. Assim, é possível determinar o preço e o valor do seguro. Além disso, ela é usada como base para a cobrança do IPVA.

Como consultar a Tabela Fipe?

Para que a consulta da Tabela Fipe apresente informações confiáveis, certifique-se de usar apenas o site disponibilizado pela fundação. Nele, você deverá encontrar o itemíndices e indicadorese, depois, clicar em preço médio de veículos”.

Para encontrar o carro que você busca, o melhor é ter todas as informações em mãos, como tipo de veículo, ano e modelo, além do nome do fabricante. Na Tabela Fipe, você encontrará tanto o preço de veículos de passeio quanto o de caminhões e motocicletas comercializados no país. Vale lembrar que os preços médios apresentados são válidos para o mês em que foi feita a busca.

Para a revenda de veículos, a Tabela Fipe é fundamental para a precificação dos veículos. Mas ela não deve ser a única ferramenta usada para se colocar um valor justo para a venda. É preciso considerar, com base nela, o estado de conservação, as manutenções feitas no carro, a presença ou não de manual do fabricante, se haverá financiamento, entre outras questões relevantes.

Agora que você já sabe mais sobre o que é a Tabela Fipe e sua importância na precificação dos carros em sua loja de veículos, que tal aprender um pouco mais? Continue a leitura e descubra tudo sobre o controle de vendas para revendas de veículos.

Você possuí loja de veículos? Nós podemos lhe ajudar!

Entre em contato

Atendimento

Seg. a Sex. das 8h às 18h.

Email

contato@boomsistemas.com.br

WhatsApp

48 99194-8177