Queima de estoque: 5 dicas de como executar essa estratégia

Queima de estoque: 5 dicas de como executar essa estratégia

O estoque parado refere-se aos itens da sua revenda de veículos que não podem ser ou não foram vendidos e estão armazenados no pátio por um longo período de tempo.

Esses veículos parados devem ser vendidos rapidamente, pois não estão gerando receita, o que resulta em custos de estoque parado e falta de capital para reposição de veículos. 

O fato é que eles são muito prejudiciais para a concessionária, pois depreciam o valor de venda. Assim, a queima de estoque é uma estratégia mais eficaz para resolver esse problema.

Pensando nisto, neste post abordaremos 5 dicas de como executar essa estratégia. Confira!

1. Invista no relacionamento com o cliente

Com a mudança nas expectativas dos clientes, os revendedores de automóveis não podem mais ignorar a experiência do cliente nas vendas de carros. Para captar interessados na sua queima de estoque, é necessário construir um relacionamento com os clientes da concessionária. Uma ótima maneira é estar sempre presente, entrando em contato por meio dos canais de comunicação disponibilizados por eles em seu cadastro.

Envie felicitações em datas importantes, como aniversário, por exemplo. E sempre comunique as ofertas que surgirem. Isso fará com que seus clientes se sintam importantes e criem um certo tipo de relacionamento com sua loja.

2. Conte com a tecnologia

A tecnologia é extremamente importante para que a sua queima de estoque tenha sucesso. O fato é que a qualidade da prestação do serviço não pode cair. Por essa razão, é primordial ter processos automatizados em todas as etapas do fluxo de venda.

Por meio de softwares, é possível emitir relatórios que forneçam o fluxo de caixa e a contabilidade. Assim, é possível saber se há a possibilidade ou não de ofertar melhores condições de pagamento, sem que haja prejuízo na saúde financeira sua loja de veículos.

3. Invista nos links patrocinados

Você sabe o que são os links patrocinados? Eles são anúncios em formato de texto em sites de busca, como o Google. Um ótimo exemplo é quando realizamos uma pesquisa em mecanismos de busca, como o Google. Os primeiros resultados que surgirem geralmente são links patrocinados.

É possível identificá-los com facilidade, pois aparecem com uma identificação de anúncio, referindo-se ao fato de serem pagos para estarem em uma posição privilegiada nas buscas. Ao criá-los para divulgar sua concessionária e sua queima de estoque, você estará criando uma ótima estratégia de marketing de conteúdo e atrairá mais clientes.

4. Ofereça descontos

O método mais direto para se livrar do estoque parado em sua loja de veículos é dar descontos que aumentem a demanda por seus produtos. Os descontos precisam chamar a atenção o suficiente para que os clientes sejam incentivados a comprá-lo.

Embora sua empresa possa não ser capaz de gerar lucro com essa estratégia, você poderá recuperar parte do custo de aquisição do item e liberar espaço para outro veículo em estoque mais lucrativo.

5. Crie um programa de indicação

Algumas concessionárias estão usando programas de referência online com sucesso. Consiste em enviar um e-mail ou até um whatsapp com um convite para ingressar no programa de recompensas e, em seguida, oferecer prêmios para as referências verificadas.  

Como vimos, é totalmente possível fazer uma queima de estoque de sucesso em sua loja de veículos. Lembrando que essas ações são bem mais amplas e podem ser frequentemente aprimoradas.

Saiba também o que é reconhecimento de marca e como aumentá-lo de forma natural!