Saiba quais os cuidados ao contratar um software de gestão de loja de veículos

Saiba quais os cuidados ao contratar um software de gestão de loja de veículos

Contar com um software de gestão de loja de veículos é fundamental para que você possa ter um maior controle do fluxo de caixa, do estoque, ter informações detalhadas sobre cada veículo e uma série de outras vantagens e informações, colaborando também para tomadas de decisões mais assertivas.

No entanto, antes de contratar um sistema de gestão, é preciso ficar atento a uma série de cuidados para validar se a ferramenta realmente será a solução que sua loja de veículos precisa para otimizar a rotina e ajudar na organização das tarefas operacionais.

Ao longo desta leitura, trazemos para você quais os cuidados na hora de contratar um software de gestão para uma loja de veículos. Acompanhe!

Benefícios de contratar um software de gestão de veículos

Contar com uma ferramenta automatizada elimina processos manuais, como planilhas e cadernos de anotação, agiliza os processos, concentra toda a operação em uma só plataforma, entre outras vantagens. Conheça algumas, a seguir!

Visão consolidada dos diversos canais de vendas

Se você tem mais de uma loja física e também usa sites e outros canais on-line para realizar suas transações comerciais, contar com a ajuda de um software de gestão de loja de veículos é fundamental para controlar de quais unidades ou canais de vendas estão vindo as demandas.

Assim, você também garante um melhor gerenciamento do seu estoque, evitando a ruptura, ou seja, que os pontos de venda fiquem desabastecidos, o que pode levar a uma perda de oportunidade de venda.

Informações mais precisas

Com um software de gestão, você tem informações mais precisas, como dados do veículo, informações de impostos e taxas, entre outros dados importantes para o momento de uma negociação. Isso otimiza o tempo da equipe e eleva a qualidade do atendimento.

Relatórios detalhados

Com um sistema de gestão, você tem acesso a relatórios detalhados sobre as questões que permeiam o negócio. Você ainda pode personalizar a ferramenta de acordo com as especificidades e necessidades do seu negócio, o que também ajuda na tomada de decisões.

Monitoramento do fluxo de caixa

O monitoramento do fluxo de caixa é uma das atividades mais importantes quando falamos de gestão de uma loja de veículos. Com um software de gestão, você controla o fluxo de caixa de maneira eficaz, por meio de agendamentos e criação de alertas. Isso também ajuda a evitar multas por atraso e outros transtornos.

Ainda é possível integrar a emissão de notas fiscais no sistema, o que também colabora para a agilidade e a assertividade dos processos.

Apoio à tomada de decisões

Ao contar com um software de gestão de loja de veículos, você tem acesso a uma série de informações parametrizadas no sistema, que podem ser estratégicas para o seu negócio. Isso porque uma boa ferramenta tem um dashboard com visualizações gráficas com os dados mais relevantes para o negócio.

Assim, você tem acesso aos principais indicadores de desempenho e pode configurar o sistema para fazer o monitoramento de forma automática. Você ainda pode analisar esses dados para identificar oportunidades de melhoria no negócio e também solucionar falhas. Tudo isso torna possível que as causas dos problemas apresentados sejam encontradas e corrigidas de forma rápida e eficiente!

Mais economia

Apesar de representar um investimento em um primeiro momento, um sistema de gestão de veículos se paga a curto e médio prazos. Isso acontece porque ele agiliza os processos e, até mesmo, diminui a necessidade de contratação de mão de obra para tarefas operacionais. Além disso, diminui as chances de erro e fornece soluções que realmente são efetivas para o negócio.

Cuidados na hora de contratar um software de gestão

Antes de fechar com um fornecedor de software de gestão, é preciso tomar alguns cuidados para que a ferramenta realmente seja eficiente e traga as soluções de que o seu negócio precisa. Veja, a seguir, quais cuidados tomar antes de contratar um sistema para a sua loja de veículos.

Analise as funcionalidades do software

Fique atento e pergunte sobre todas as funcionalidades do software. Assim, você pode fazer uma análise e escolher uma solução que realmente trará os resultados almejados.

Se você precisa, por exemplo, controlar melhor o fluxo de caixa, de nada adianta contratar uma ferramenta que é mais eficiente para o controle de estoque, mas que deixa a desejar em parâmetros da entrada e saída de capital da empresa.

Vale lembrar que ainda existe a possibilidade de você solicitar adaptações, personalizar e criar parâmetros específicos, mas isso significa um custo para a empresa.

Verifique o suporte oferecido

Antes de contratar um software de gestão, você precisa analisar se o fornecedor oferece um suporte técnico especializado. Isso é importante porque, após a implantação, podem surgir dúvidas e até mesmo questões que precisem ser ajustadas.

Também é importante pensar no suporte para reportar problemas e encontrar soluções de maneira eficiente sem que isso represente mais um custo para a empresa. Assim, se acontecer alguma falha, você terá a certeza de que poderá contar com uma equipe capacitada para o atendimento. Da mesma forma, é importante verificar se a empresa oferece treinamento para os funcionários que vão operar o sistema.

Veja se a ferramenta é customizável

É importante verificar se o software de gestão de veículos poderá ser customizado de acordo com a necessidade da sua empresa. Por exemplo, pode ser necessário criar parâmetros para a emissão de nota fiscal de acordo com as especificidades de cada estado e outras questões que deseja monitorar. Dessa forma, você terá um sistema personalizado conforme sua loja de veículos, garantindo muito mais eficiência.

Defina as funcionalidades desejadas

Logo no primeiro encontro com a empresa de software, é importante transmitir todas as necessidades do seu negócio e como você espera que o software ajude nas soluções necessárias.

Solicite referências de trabalhos anteriores

Antes de fechar contrato, é importante verificar os trabalhos realizados anteriormente e entrar em contato com as empresas que já usam o serviço do fornecedor de software. Isso é importante para você verificar como é a experiência deles com o sistema e como são os serviços de suporte e atendimento.

Soluções Boom Sistemas

Com o sistema de gestão de veículos da Boom Sistemas, você tem acesso a gerenciador de estoque, integrador de anúncios para a divulgação dos veículos em diversas plataformas de vendas e redes sociais, sistema para despachante (controle de todos os documentos, status de transferência, entre outras funções), controle de financiamentos e muito mais!

Como vimos ao longo desta leitura, um software de gestão de veículos é uma ferramenta importante para agilizar e organizar processos na sua revenda de veículos, além de ajudar na tomada de decisões.

Se gostou deste post sobre software de gestão de loja de veículos, entre em contato para saber como podemos ajudar você!