O que é o código CFOP? Veja como funciona em uma revenda de veículos
  • Boom Sistemas
  • 08/07/2019

O que é o código CFOP? Veja como funciona em uma revenda de veículos

A legislação tributária brasileira está entre as mais complexas do mundo. No entanto, o empresário que preza pela saúde financeira do seu negócio não deve ignorar os trâmites legais, principalmente quando o assunto é entender o que é o código CFOP.

Esse código é fundamental para a emissão correta das notas fiscais da sua revenda de veículos. O aspecto burocrático é uma inevitabilidade desse mercado, então você precisa estar por dentro de todas as documentações necessárias para funcionar.

Ficar por fora da importância de um elemento como o código CFOP pode prejudicar as operações da sua revenda de veículos. Isso também é capaz de atrapalhar o seu controle fiscal, financeiro e de estoque.

Quer saber mais sobre esse assunto? Para ajudar você a saber o que é o código CFOP, preparamos este post. Acompanhe!

O que é o código CFOP e qual é a importância dele?

CFOP é a sigla de Código Fiscal de Operações e Prestações. Ele serve para controlar a entrada e a saída de mercadorias, tanto a nível intermunicipal quanto interestadual. Por meio desse código, o governo brasileiro consegue verificar a circulação de mercadorias pelo país e no exterior.

Trata-se de uma sequência numérica disposta em uma tabela que tem como função identificar a origem de circulação de um produto ou serviço relacionado ao segmento de transportes. Esse código é usado pelo governo para verificar a circulação desses itens no país.

O uso de código CFOP é algo que pode fazer parte do cotidiano de uma loja de veículos ou de quem faz revenda de automóveis. Existem diversos códigos que se referem especificamente às transações envolvendo veículos, seja aquelas ocorridas totalmente dentro do Brasil ou envolvendo importação ou exportação.

Qual é o significado dos prefixos dos códigos CFOP?

Ao analisar os códigos CFOP, podemos detectar alguns padrões que são utilizados para organizar as informações. Um deles é o prefixo, que traz números específicos para designar diferentes tipos de entrada e saída de mercadorias.

Veja a seguir quais são os significados dos prefixos dos códigos CFOP:

-1000: entrada e/ou aquisições de serviços do estado;

-2000: entrada e/ou aquisições de serviços de outros estados;

-3000: entrada e/ou aquisições de serviços do exterior.

-5000: saídas ou prestações de serviços para o estado;

-6000: saídas ou prestações de serviços para outros estados;

-7000: saídas ou prestações de serviços para o exterior. 

Quais são os principais CFOPs usados em lojas de venda de carros?

O CFOP é uma listagem com todos os códigos. A tabela é de responsabilidade do Ministério da Fazenda e contempla mais de 560 códigos. Ter essa tabela sempre acessível e atualizada é essencial para que você possa emitir as notas fiscais das transações da sua revenda de veículos.

No entanto, há alguns deles que são mais utilizados, conforme a seguir:

-1102: compra de veículo próprio-estadual;

-1113: compra de veículo anteriormente consignado-estadual;

-1917: entrada de veículo consignado estadual;

-2102: compra de veículo próprio-interestadual;

-5152: transferência de mercadoria;

-6102: venda de veículo próprio-interestadual;

-6115: venda de anteriormente consignado-interestadual.

Não se preocupe, porque não é necessário memorizar todos esses números. A maioria das plataformas de emissão de nota fiscal eletrônica possibilita acessar a tabela de códigos CFOP e selecionar aquele que se encaixa à situação.

Quando o CFOP é usado em notas fiscais?

O CFOP é utilizado para definir se na nota fiscal serão ou não recolhidos impostos. Assim, o preenchimento do código é obrigatório para todos os documentos fiscais, tanto para as entradas quanto para as saídas de mercadorias. Isso inclui:

-arquivos magnéticos;

-livros fiscais;

-notas fiscais;

-conhecimentos de transporte e outros itens que sejam exigidos pela lei.

Como evitar erros na emissão do CFOPs?

A utilização correta dos códigos CFOP é fundamental para que os documentos fiscais da sua revenda de veículos estejam corretos. Qualquer deslize nesse sentido pode ser bastante prejudicial para a sua empresa, então é preciso tomar todos os cuidados.

Afinal, evitar erros proporciona mais velocidade nas suas operações, além de agregar mais credibilidade perante o seu público de relacionamento. Por isso, a emissão da nota fiscal com CFOP correto deve receber a sua atenção e ser um compromisso com o cliente.

Além disso, com a emissão da documentação correta, você garante que sua revendedora esteja em dia com as obrigações da legislação brasileira.

A seguir, veja algumas dicas para evitar erros na emissão de notas fiscais usando código CFOP.

Organize as suas transações

Antes de começar a organizar as suas contas, você precisa classificá-las apropriadamente. Isso é importante porque a emissão de notas fiscais com os códigos CFOP corretos exige a definição de importação, exportação e transações totalmente nacionais.

Para isso, comece catalogando as suas transações dessa forma. Depois, ficará mais fácil de emitir as notas fiscais de cada uma delas.

Atualize a sua tabela de códigos

O material de consulta utilizado por você pode se tornar desatualizado. A tabela de códigos CFOP precisa estar sempre atualizada para que você possa utilizar esses números corretamente em suas notas fiscais.

A fonte principal dessas informações é a Secretaria Especial da Fazenda. Você pode consultar o site oficial do órgão para conferir todos os dados oficiais referentes à emissão de notas fiscais.

Use um software especializado

Como você viu acima, códigos CFOP costumam ser extensos e variar bastante. Memorizá-los está fora de questão, e manter uma tabela para consulta exige atualizações regulares para não errar.

A solução está em trabalhar com um software de gestão que conte com uma funcionalidade dedicada à emissão de notas fiscais eletrônicas. Assim, você poderá acessar os códigos CFOP com facilidade e inseri-los.

Como a Boom Sistemas pode ajudar a sua loja de veículos com a emissão da NF-e?

Como você viu acima, é importante que o responsável pela emissão das notas fiscais saiba utilizar os códigos da tabela CFOP para cada transação de venda e evitar erros. Para facilitar o processo, é possível contar com um sistema de gestão especializado para loja de veículos, pois esse tipo de solução traz os principais códigos listados no CFOP. Vale lembrar que, em caso de dúvidas, o contador deve ser consultado.

Possuímos um módulo exclusivo para emissão de NF-e em lojas de veículos. Com poucos cliques, é possível emitir a nota fiscal. O sistema faz o cálculo de forma automatizada de acordo com sua tributação e região, gera a Danfe e armazena os documentos e arquivo XML. Solicite uma demonstração totalmente sem compromisso com nossa equipe comercial do módulo Emissão de NF-e para Lojas de Veículos.

Saber o que é o código CFOP é uma necessidade de todo gestor de revenda de carros, já que faz parte dos processos administrativos do empreendimento.

Se você gostou deste post sobre o que é o código CFOP e como ele funciona em uma revenda de veículos, assine a nossa newsletter e continue por dentro de mais informações úteis!

Você possuí loja de veículos? Nós podemos lhe ajudar!

Entre em contato

Atendimento

Seg. a Sex. das 8h às 18h.

Email

contato@boomsistemas.com.br

WhatsApp

48 99194-8177