Inovação em Lojas de Veículos e Design Thinking
  • Boom Sistemas
  • 29/07/2020

Inovação em Lojas de Veículos e Design Thinking

Em um mercado cada dia mais competitivo e dominado pela tecnologia, aparecem diversas metodologias e técnicas que auxiliam as empresas a conseguirem melhores resultados. O Design Thinking é uma dessas abordagens, que faz bastante sucesso e é atualmente uma das principais metodologias de inovação.

É muito importante que as revendas de veículos busquem alternativas capazes de garantir maior competitividade e inovação. Nesse contexto, a aplicação do Design Thinking pode fazer toda a diferença nesse processo.

Neste post, esclareceremos algumas dúvidas sobre o tema. Confira!

O que é design thinking?

É uma abordagem que busca resolver problemas de forma colaborativa e coletiva. A máxima empatia com o público-alvo é a base para elaborar esse processo. Os clientes em potencial são posicionados como centro de todas as decisões tomadas para o desenvolvimento de um dado, serviço ou produto.

A estratégia do Design Thinking é determinada ao realizar o mapeamento, a percepção de mundo, a associação da experiência cultural e os desejos e demandas existentes na vida dos indivíduos. Nessa situação, o intuito é compreender o feedback dos clientes. Consequentemente, o gestor pode proporcionar a melhora dos seus recursos, a partir do momento que eles são utilizados com mais assertividade e consciência.

Quais as principais etapas?

Para chegar a um protótipo do serviço ou produto, é preciso percorrer algumas etapas. Confira quais são.

Imersão

Essa primeira etapa é de aproximação das pessoas com o gargalo. É o momento de conhecer a fundo todo o contexto da situação e atuar nos elementos complicadores. É a etapa que se aprofunda na questão e levanta dados e observações.

Análise e Síntese

Fase de análise e síntese dos dados levantados na etapa anterior. Isso ajudará a identificar desafios e oportunidades.

Ideação

É a etapa direcionada para gerar ideias inovadoras, por meio de atividades dinâmicas, lúdicas e ações colaborativas. O intuito é estimular a inovação e a criatividade à procura de solução.

Prototipação

Etapa responsável por tornar reais as ideias selecionadas. A partir das possíveis soluções, é possível criar um protótipo passível de teste.

Validação e/ou Implementação

Essa fase é quando se valida a ideia ou serviço com o cliente ou players importantes para o projeto o produto, para entender as percepções, expectativas e opiniões.

Quais os seus benefícios?

Não é à toa que o Design Thinking ganhou popularidade nos últimos anos. Ele permite criar produtos e serviços colocando o cliente como centro do desenvolvimento, estabelecendo protótipos que podem ser testados e validados. Veja os benefícios que essa metodologia traz para a empresa.

Fortalece a cultura organizacional

O Design Thinking demanda a existência de uma cultura organizacional bem clara, engajada e diversificada e a sua rotina possibilita isso. É uma solução para organizações que necessitam de mudança ou modernização da sua cultura organizacional.

Maior criatividade

Esse é um dos principais benefícios da abordagem. A finalidade é fazer com que o funcionário pense fora da zona de conforto, com criatividade, experimente ideias inovadoras e coloque algumas ações em prática.

Manutenção da produtividade

O maior desafio ao implementar o Design Thinking na sua organização pode ser fazer com que os colaboradores fiquem convencidos a modificar a rotina de trabalho. Essa metodologia muda completamente a forma como eles estão acostumados a atuar e a produzir. Apesar de isso demandar um tempo, os resultados positivos são perceptíveis.

Por fim, agora você sabe como o Design Thinking pode beneficiar sua revenda de veículos e como ele pode melhorar seus negócios e aumentar seus lucros. É muito importante ressaltar que o gestor tem a função de realizar uma transformação positiva, utilizando a implementação de novas abordagens.

Curtiu nosso post? Ele foi útil para você? Então, aproveite para compartilhá-lo com seus amigos em suas redes sociais. Dessa forma, seus amigos também ficarão por dentro do assunto!

Você possuí loja de veículos? Nós podemos lhe ajudar!

Entre em contato

Atendimento

Seg. a Sex. das 8h às 18h.

Email

contato@boomsistemas.com.br

WhatsApp

48 99194-8177