Inovação em Lojas de Veículos e Design Thinking

Inovação em Lojas de Veículos e Design Thinking

Em um mercado cada dia mais competitivo e dominado pela tecnologia, aparecem diversas metodologias e técnicas que auxiliam as empresas a conseguirem melhores resultados. O Design Thinking é uma dessas abordagens, que faz bastante sucesso e é atualmente uma das principais metodologias de inovação.

É muito importante que as revendas de veículos busquem alternativas capazes de garantir maior competitividade e inovação. Nesse contexto, a aplicação do Design Thinking pode fazer toda a diferença nesse processo.

Neste post, esclareceremos algumas dúvidas sobre o tema. Confira!

O que é design thinking?

É uma abordagem que busca resolver problemas de forma colaborativa e coletiva. A máxima empatia com o público-alvo é a base para elaborar esse processo. Os clientes em potencial são posicionados como centro de todas as decisões tomadas para o desenvolvimento de um dado, serviço ou produto.

A estratégia do Design Thinking é determinada ao realizar o mapeamento, a percepção de mundo, a associação da experiência cultural e os desejos e demandas existentes na vida dos indivíduos. Nessa situação, o intuito é compreender o feedback dos clientes. Consequentemente, o gestor pode proporcionar a melhora dos seus recursos, a partir do momento que eles são utilizados com mais assertividade e consciência.

Quais as principais etapas?

Para chegar a um protótipo do serviço ou produto, é preciso percorrer algumas etapas. Confira quais são.

Imersão

Essa primeira etapa é de aproximação das pessoas com o gargalo. É o momento de conhecer a fundo todo o contexto da situação e atuar nos elementos complicadores. É a etapa que se aprofunda na questão e levanta dados e observações.

Análise e Síntese

Fase de análise e síntese dos dados levantados na etapa anterior. Isso ajudará a identificar desafios e oportunidades.

Ideação

É a etapa direcionada para gerar ideias inovadoras, por meio de atividades dinâmicas, lúdicas e ações colaborativas. O intuito é estimular a inovação e a criatividade à procura de solução.

Prototipação

Etapa responsável por tornar reais as ideias selecionadas. A partir das possíveis soluções, é possível criar um protótipo passível de teste.

Validação e/ou Implementação

Essa fase é quando se valida a ideia ou serviço com o cliente ou players importantes para o projeto o produto, para entender as percepções, expectativas e opiniões.

Quais os seus benefícios?

Não é à toa que o Design Thinking ganhou popularidade nos últimos anos. Ele permite criar produtos e serviços colocando o cliente como centro do desenvolvimento, estabelecendo protótipos que podem ser testados e validados. Veja os benefícios que essa metodologia traz para a empresa.

Fortalece a cultura organizacional

O Design Thinking demanda a existência de uma cultura organizacional bem clara, engajada e diversificada e a sua rotina possibilita isso. É uma solução para organizações que necessitam de mudança ou modernização da sua cultura organizacional.

Maior criatividade

Esse é um dos principais benefícios da abordagem. A finalidade é fazer com que o funcionário pense fora da zona de conforto, com criatividade, experimente ideias inovadoras e coloque algumas ações em prática.

Manutenção da produtividade

O maior desafio ao implementar o Design Thinking na sua organização pode ser fazer com que os colaboradores fiquem convencidos a modificar a rotina de trabalho. Essa metodologia muda completamente a forma como eles estão acostumados a atuar e a produzir. Apesar de isso demandar um tempo, os resultados positivos são perceptíveis.

Por fim, agora você sabe como o Design Thinking pode beneficiar sua revenda de veículos e como ele pode melhorar seus negócios e aumentar seus lucros. É muito importante ressaltar que o gestor tem a função de realizar uma transformação positiva, utilizando a implementação de novas abordagens.

Curtiu nosso post? Ele foi útil para você? Então, aproveite para compartilhá-lo com seus amigos em suas redes sociais. Dessa forma, seus amigos também ficarão por dentro do assunto!