Golpistas estão usando revendas de veículos como alvos na OLX.

Golpistas estão usando revendas de veículos como alvos na OLX.

Recentemente publicamos um artigo com dicas de como evitar golpes pelo WhatsApp, que se tornou uma prática ousada e certeira de golpistas. Mas não parou por aí, os mesmos, agora adotaram um novo formato de praticar golpe, focado em anunciantes de um dos maiores Marketplace do Brasil, a OLX.

A ação dos criminosos que se passam por funcionários da OLX, é através dos números de telefones que são disponibilizados nos anúncios, ligando ou enviando uma mensagem para o titular do número, pedindo para confirmar o anúncio através de um código que é enviado por SMS, onde uma vez validado, concede acesso a todos os contatos do celular, tentando atingir os contatos da vitima, com pedidos de transferências bancárias para necessidades “urgentes”.

 

Como ocorre na prática?

A dinâmica é a seguinte: o suposto funcionário da OLX, liga para os anunciantes dos veículos, na maioria das vezes donos de revendas, confirmando dados como: Preço, marca, modelo, localização geográfica, entre outras informações, que ajudam a parecer algo real e legitimo. Enquanto a conversa acontece, o mesmo tenta através de outro aparelho validar o WhatsApp da vítima enviando o código de validação. Como a mensagem é enviada durante a ligação a vítima na maioria das vezes está distraída, inclusive ouvindo que a não validação pode retirar o anúncio do ar, fazendo com que aumente a vulnerabilidade da vítima.

O golpe não atinge apenas os anunciantes da OLX. Também atinge anunciantes da Web Motors, Autoline, facebook, Zap Móveis, entre outros Marketplace. A maioria desses canais de anúncios tem deixado em exposição dentro de suas plataformas, que não solicita códigos, como uma forma de alertar seus usuários.

Evite que sua Revenda de Veículos seja vítima, nunca forneça códigos ou senhas para suspeitos e desconfie também de pedidos pouco comum e “urgentes” de seus contatos. Prefira ligar e confirmar determinada situação.

Esperamos que esse artigo seja válido para o seu dia-dia, replique esse conteúdo com seus colegas e os ajude na prevenção de potenciais golpes.