Para que uma loja de veículos funcione bem, todos os processos precisam estar alinhados a uma gestão adequada de todas as partes relacionadas. Nesse cenário, a gestão de fornecedores é essencial, pois assegura o bom funcionamento dos fluxos que dependem do fornecedor na rotina de uma organização. Esse tipo de gestão consiste no processo de iniciar e desenvolver relacionamentos com esses profissionais de bens e serviços, de que um negócio necessita para cumprir sua missão no mercado.
Essas boas relações podem viabilizar preços favoráveis, maior disponibilidade e até mesmo recompra ocasional. Com esse tipo de oportunidade em jogo, pode ser muito importante que a loja cultive relacionamentos com os principais fabricantes e distribuidores. Mas você sabe como otimizar essa gestão?
Para ajudar sua loja de veículos na gestão de fornecedores, preparamos este post com 6 ótimas dicas e boas práticas. Confira!
1. Identificação dos fornecedores
Depois de concordar sobre como e onde gerenciar os fornecedores, é preciso identificar quem são todos os seus parceiros atuais e assegurar que seus registros estejam localizados em um sistema. Nesse ponto, você deve começar a segmentar sua lista de fornecedores em categorias significativas, para permitir uma fácil identificação dentro do sistema, talvez por compradores internos.
Normalmente, isso é feito mais por meio da simples categorização de fornecedores em grupos, mas com o tempo isso pode ser estendido para incluir diferentes formas de rotular fornecedores, por exemplo, categorias de risco relacionadas à legislação pertinente ou aos níveis de desempenho.
2. Gerenciamento de informações
Para ser capaz de gerenciar seus fornecedores de forma eficaz ou mesmo ter um impacto positivo em sua cadeia de suprimentos, você precisa ser capaz de acessar todos os seus fornecedores e todas as suas informações em um só lugar. Isso é bastante óbvio, mas para conseguir isso, você precisará ter um acordo em toda a organização de que essa é a abordagem a ser adotada e, é claro, sobre como fazê-lo.
É provável que isso implique na consolidação de informações em um dos vários sistemas já em uso ou na adoção de uma nova solução de software. Em segundo lugar, envolverá a revisão dos processos atuais e a criação de novos, em torno do envolvimento do fornecedor, gerenciamento contínuo do fornecedor e relatórios da cadeia de suprimentos.
Com todos os registros do fornecedor gerenciados de forma centralizada e acessados em um só lugar, deve ser possível trazer informações adicionais do fornecedor de toda a organização.
Qualquer solução usada para gerenciamento de fornecedores deve permitir que você mantenha um banco de dados de seus contratos com fornecedores para fornecer uma abordagem de gerenciamento consistente em sua loja de veículos, ou seja, por meio de notificações automatizadas em relação a rescisões e datas de aviso prévio.
3. Relacionamento com os fornecedores
Hoje em dia, uma boa gestão de fornecedores significa criar um relacionamento que tem a possibilidade de fortalecer ou até mesmo arruinar seus negócios. Fazer com que os fornecedores confiem em seu negócio utilizando uma comunicação verdadeira e responsável e envolvê-los em seus processos, em última análise, faz com que eles virem parceiros no seu negócio.
Inclusive, eles são parceiros da sua loja, não somente nas questões financeiras, mas com relação à lealdade e à confiança entre vocês. Faça seus fornecedores sentirem que são parte do sucesso do seu negócio. Comunique-os a respeito dos seus processos, como quando for lançar promoções e novos produtos, por exemplo.
4. Automação de processos
Os responsáveis por contratos ou relacionamentos com fornecedores sempre terão preocupações adicionais do dia a dia. Seu negócio pode ter um banco de dados centralizado de fornecedores, contendo todas as informações de contrato, avaliações de fornecedores e documentação, mas é preciso que os usuários sejam capazes de acessar as informações de forma eficiente, sempre que for necessário.
Se for possível configurar notificações automatizadas sobre dados importantes, os usuários podem ter certeza de que as negociações de renovação de contratos serão favoráveis e os documentos de conformidade importantes, como seguros, não irão expirar.
O fato é que ao utilizar a tecnologia, é possível disponibilizar visibilidade total de seus fornecedores, disponibilizando um retrato minucioso do que está impactando sua cadeia de suprimentos e viabilizando a redução de riscos.
É muito importante investir em software de gestão, a fim de ter o controle dos dados sobre seus fornecedores em apenas um lugar.
5. Avaliação do desempenho dos fornecedores
Analise a qualidade dos serviços prestados pelos seus fornecedores, incidentes que possam ter ocorrido, o cumprimento dos prazos de entrega e o desempenho dos seus colaboradores. Agora que você tem todos os registros do fornecedor em um só lugar e categorizados apropriadamente, você deve estar em uma posição melhor para identificar de quais fornecedores você precisa de mais informações.
Essa solicitação geralmente é realizada por meio da distribuição de questionários de avaliação de fornecedores relevantes. Um incentivador para isso pode ser garantir a capacidade de um fornecedor de prestar serviços a você, por exemplo, tendo a certificação correta em vigor.
O ideal é que a solução escolhida permita que você armazene essas informações em todos os registros do seu fornecedor, a fim de que possam ser acessadas em toda a loja.
6. Pagamentos em dia
Se você deseja realizar uma boa gestão de fornecedores e não deseja abrir mão de seus melhores fornecedores, é muito importante pagá-los em dia. Assim, você provará que é um cliente confiável, com quem é bem simples fazer negócio. Se, por qualquer razão, você não fora possível quitar o pagamento na data combinada, comunique ao fornecedor o mais rápido possível sobre o dia em que ele irá receber o pagamento.
Ele deseja que os pagamentos sejam feitos em dia, do mesmo modo que você gosta de ações pontuais da parte deles. É realmente muito simples. Se você estiver tendo outros gargalos, como controlar gastos, com soluções de software auxiliarão nos pagamentos e também a minimizar erros.
Com essas dicas, ficou muito mais fácil realizar a gestão de fornecedores de sua loja de veículos. Porém, é importante ressaltar que é preciso escolher a solução em software certa para seu tipo de negócio. A Boom Sistemas pode te ajudar, pois é um software exclusivamente desenvolvido para lojas de veículos e atende a todas as suas demandas, a fim de otimizar a sua eficiência e resultados.
Viu como é possível otimizar a gestão de fornecedores? Então, não perca mais tempo e entre já em contato conosco para conhecer nossas soluções!