Como funciona o funil de vendas em loja de veículos? Entenda!

Como funciona o funil de vendas em loja de veículos? Entenda!

O funil de vendas é uma simbologia utilizada para representar as etapas que um lead — potencial cliente — passa até que de fato se torne um consumidor. E a escolha do funil como representação visual é por seu formato de cone, que começa mais largo no topo e vai se afunilando até a base. 

Levando esse conceito para marketing e vendas, no topo do funil é onde é atraído o maior número possível de leads, para que possam ser filtrados e no final apenas os qualificados são direcionados para a conversão. 

Por isso, compreender como funciona o funil de vendas e suas etapas é fundamental para aumentar as vendas em sua loja de veículos e é sobre isso que falaremos neste post. Confira!

Quais são as etapas do funil de vendas para as lojas de veículos? 

No contexto de concessionárias e lojas de veículos, o funil de vendas pode ser dividido em quatro etapas principais: topo, meio, fundo e negociação. Nas linhas abaixo, entenderemos como cada uma delas funciona.

Topo do funil (prospecção)

Essa é a etapa em que o cliente ainda não sabe que precisa de seu produto, mas foi atraído por algum conteúdo relevante. Aqui, o seu objetivo deve ser a atração e você pode fazer isso, de várias maneiras, seja usando as redes sociais, com anúncios, utilizando o seu site, blog, webinars e eventos. 

Você não necessariamente deverá atrair o cliente falando diretamente sobre o seu produto, mas pode usar conteúdos relevantes para levá-lo ao seu site, blog ou redes sociais. Você pode, por exemplo, criar um “carrossel” no Instagram falando sobre os benefícios de ter um SUV automático para viajar com a família. 

Quanto mais atrativo, mais gente visitará seus canais online e mais exposição seus produtos e ofertas terão. 

Meio do funil (qualificação)

O meio do funil é o momento em que o cliente já está se convencendo que precisa comprar ou trocar o veículo. Nesta etapa, você deverá nutrir esse lead, com ações mais direcionadas sobre o que ele deseja, levando informações relevantes e personalizadas para ajudá-los a avançar na jornada de compra

Ele se mostrou interessado nas informações sobre carros compactos? Dê mais informações para ele sobre isso.

Fundo do funil (apresentação)

Quando o lead chega ao fundo do funil, já está quase decidido a comprar o veículo, mas precisa de um “empurrãozinho final” para se convencer. Se no meio você falou sobre o veículo que ele se mostrou interessado, agora é hora de mostrar para ele porque deve comprar em sua loja de veículos

Para isso, apresente os seus diferenciais, como os modelos, preços, condições, garantia e serviços. Ofereça a oportunidade de testar o veículo para que ele sinta os diferenciais na prática, e aproveite esse momento para vender o carro de forma mais próxima e pessoal.

Negociação

Após passar as etapas tradicionais do funil de vendas, o cliente está disposto a comprar o veículo, mas quer negociar alguns detalhes. Nesse momento, você deverá oferecer as melhores formas de pagamento e prazos de entrega de acordo com a capacidade. 

Como colocar em prática o funil de vendas para concessionárias e lojas de veículos?

Agora que você já sabe o que é e como funciona o funil de vendas para concessionárias e lojas de veículos, veja algumas dicas para colocá-lo em prática:

-defina o seu público-alvo — antes de criar o seu funil de vendas, é preciso saber quem é o seu cliente ideal;

-crie conteúdos relevantes para cada etapa do funil, conforme o nível de interesse e maturidade do potencial cliente;

-use ferramentas de automação e CRM, que permitem segmentar, monitorar, analisar e otimizar o seu funil de vendas, além de facilitar o relacionamento com os potenciais clientes.

O funil de vendas é uma ferramenta poderosa para aumentar as vendas e a satisfação dos clientes da sua loja de veículos. Ele permite que você planeje, execute e otimize as suas ações de marketing e vendas de forma a atrair, qualificar, converter e fidelizar os clientes.

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