Você sonha em ter uma vida financeira mais organizada? Muito pode ser feito nesse sentido, principalmente se alguns erros no fluxo de caixa forem evitados. Lembre-se de que, quando bem gerenciada, essa atividade leva ao crescimento e à expansão do negócio.
Além disso, a previsão das contas ajuda em todas as tomadas de decisão. Ao mesmo tempo, reduz os riscos de inadimplência, uma vez que é possível saber o volume total das receitas e despesas do mês com antecedência.
Neste post, confira os principais erros que as empresas cometem e fuja deles para otimizar os resultados da sua revenda de veículos.
1. Contar com o dinheiro que ainda não entrou
É um erro clássico, não é mesmo? Começar um negócio envolve muitas despesas necessárias que aumentam a lucratividade de maneira mensurável. Mas também tem outras que não são importantes.
Portanto, considere os custos e benefícios de cada uma. Juntamente à previsão de receita, crie um orçamento realista. Planeje quando seu negócio vai equilibrar, e quando surgirem despesas inesperadas, volte para suas projeções e observe se isso afeta o seu ponto de equilíbrio.
2. Não fazer o fluxo de caixa projetado
A gestão diária do fluxo de caixa é fundamental para garantir o sucesso do negócio. Isso requer um monitoramento rigoroso das despesas gerais, níveis de estoque, cobrança de dívidas e lucro.
Então, analise os números para identificar os altos e baixos cíclicos. As informações ajudam no gerenciamento de estoques, cronograma de empréstimos, contratação de funcionários e ações de marketing.
3. Desconhecer as despesas
Não acompanhar o pagamento das contas é um dos principais erros na gestão do fluxo de caixa. Promissórias devem ser quitadas prontamente na data do vencimento para manter a saúde financeira da empresa.
Portanto, fique atento sobre as condições exigidas e encerre as dívidas em tempo hábil. A melhor maneira de evitar problemas é manter o controle do dinheiro que você deve, além de trabalhar em um cronograma de datas.
4. Falta de orçamento
O orçamento é parte essencial de um investimento. Sem ele, se torna difícil saber quanto dinheiro você está trazendo, o valor que está fluindo de volta e para onde exatamente está indo.
Criar um orçamento viável é simplesmente uma questão de entender quanto lucro líquido permanece após subtrair suas despesas totais de sua receita bruta. Divida suas despesas e examine-as com cuidado para ver o que está devorando a maior parte do seu dinheiro.
5. Não registrar todas as movimentações realizadas
Manter registros contábeis precisos, organizados e oportunos possibilita uma análise fácil do setor financeiro. Nesse sentido, mantenha os registros atualizados, independentemente se é você quem faz a venda ou não. Hoje, existem softwares específicos para essa finalidade.
Quer saber como a Boom Sistemas pode ajudar a sua revenda de veículos a manter o fluxo de caixa e o seu financeiro equilibrados?
Nosso sistema foi desenvolvido exclusivamente para atender as necessidades e demandas das revendas de veículos espalhadas pelo Brasil. Com o módulo financeiro, sua revenda consegue controlar ( fluxo de caixa, saldos bancários, contas a pagar e receber, relatórios e extratos inteligentes ), todos integrados com os demais módulos do sistema, para que as informações e dados se cruzem evitando erros e re-trabalhos. Quer conhecer mais sobre o módulo financeiro da Boom Sistemas? Basta clicar aqui.
Percebeu como os erros no fluxo de caixa causam prejuízos que podem resultar em re-trabalhos, perda de produtividade, tempo e dinheiro? Considere custos e benefícios de cada despesa no seu planejamento, tenha um orçamento, registre todas as movimentações e mantenha os números atualizados.
Que tal receber outras dicas úteis para alavancar os resultados da sua empresa? Curta a nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram.