Entenda a diferença entre margem bruta e margem líquida de lucros
  • Boom Sistemas
  • 06/04/2021

Entenda a diferença entre margem bruta e margem líquida de lucros

A margem de lucro de qualquer empresa consiste na diferença entre o preço de venda, deduzido dos impostos, e cada um dos custos necessários para colocar determinado produto no mercado, como o custo de produção, distribuição ou comercialização, entre outros.

Embora a margem de lucro seja um indicador muito útil para conhecer a lucratividade de um produto e serviço trazido ao mercado, normalmente costuma-se fazer uma diferenciação entre margem bruta e margem de lucro líquido. Porém, o fato é que muitos gestores têm muitas dúvidas sobre a diferença entre margem bruta e margem líquida.

Pensando nisso, mostraremos quais são esses pontos e tiraremos suas dúvidas sobre o assunto. Confira!

Quais as características de cada uma delas?

Margem bruta

A margem bruta é derivada de uma porcentagem da equação que mostra a quantidade de montante após pegar sua receita total e subtrair o custo dos veículos vendidos, ou quanto custa para sua revenda produzir os bens ou serviços vendidos. O conceito de margem bruta está intrinsecamente ligado ao conceito de custo de aquisição, transformação e entrega de um bem ou serviço.

Além de ser um excelente indicador no momento de negociar com clientes ou fornecedores, ela permite que o analista se concentre nas despesas incorridas para produzir ou fabricar produtos. Se uma empresa não vende bens físicos ou mercadorias, mas vende serviços, ela não tem uma margem de lucro bruto.

Margem líquida

A margem de lucro líquido compara o lucro após os impostos com a receita total. Ela é o que resta da receita comercial depois da dedução das despesas comerciais. Despesas comerciais comuns incluem custo de mercadorias vendidas, salários, aluguel, seguro, benefícios, serviços públicos, material de escritório, impostos e depreciação. Quanto maior a margem líquida, maior o lucro líquido que uma empresa mantém em relação à receita.

Como são calculadas?

Aprenda agora como calcular cada uma das margens!

Margem líquida

A margem líquida sobre vendas é calculada deduzindo da margem bruta sobre vendas o valor dos impostos e outros custos fixos da empresa, ou seja, a margem bruta unitária menos os impostos devidos sobre aquele produto. Também é expresso em unidades monetárias / unidade vendida.

Margem bruta

A margem bruta das vendas é a diferença entre o preço de venda de um produto ou serviço (deduzido os Impostos) e o custo da sua compra. Geralmente, é expresso em unidades monetárias / unidades vendidas e é considerado como a margem antes dos impostos. O lucro bruto é a receita menos o custo dos produtos que foram vendidos.

O custo das mercadorias vendidas são os custos específicos incorridos para produzir as mercadorias vendidas durante o período contábil. O custo da mão de obra direta, dos materiais diretos e das despesas gerais de fabricação fazem parte do custo das mercadorias vendidas.

Como as despesas gerais de negócios não são deduzidas, o lucro bruto é sempre maior do que o lucro líquido. Quanto maior a margem, mais receita a empresa obtém em relação ao custo do produto.

O que deve ser levado em consideração?

A margem de lucro líquido ilustra a lucratividade geral de uma loja de veículos, enquanto a margem de lucro bruto é baseada na lucratividade do produto. As duas métricas podem ser usadas juntas, a fim de identificar onde uma empresa pode estar incidindo em custos desnecessários.

Por exemplo, se a margem de lucro líquido for baixa, mas a margem de lucro bruto for relativamente alta, o gasto excessivo, provavelmente, se deve a custos gerais e administrativos. Se a margem de lucro líquido for baixa e a margem de lucro bruto também for baixa, pode haver perdas e ineficiências no processo de fabricação e produção, que estão reduzindo ambas as métricas.

Agora você sabe quais são as principais diferenças entre margem bruta e margem líquida. É importante ressaltar que elas afetam a tomada de decisões financeiras no negócio, pois ajudam a traçar objetivos de curto, médio e longo prazo para a empresa.

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