Afinal, qual a diferença entre custo e investimento? Descubra aqui!
  • Boom Sistemas
  • 20/09/2021

Afinal, qual a diferença entre custo e investimento? Descubra aqui!

No mundo dos negócios existem termos que, pela proximidade semântica, costumam ser considerados sinônimos, mas na realidade são mais diferentes do que parecem. É o caso de custo e investimento, conceitos que, embora pareçam muito semelhantes, apresentam diferenças bem relevantes.

É preciso conhecê-los para fazer o uso correto deles na sua loja de veículos. Além disso, saber discernir custos e investimentos, por exemplo, é essencial para que se tome decisões acertadas e benéficas. Mas você sabe qual é a diferença entre eles? Neste post, falaremos sobre custo e investimento e suas principais diferenças. Acompanhe!

O que é custo?

O custo é aquele montante que uma revenda de veículos aloca com o intuito de criar um produto ou para a oferta de determinado serviço. No entanto, não envolve o dinheiro que é necessário para realizar os processos administrativos e de venda do referido item.

Ele é, na verdade, um esforço monetário destinado a quem produz determinado bem ou presta um serviço. É importante ressaltar que são aqueles valores utilizados de forma direta na produção.

Alguns exemplos de custos são a aquisição de novos itens e produtos para uma loja e os salários pagos aos colaboradores. O fato é que os custos são muito importantes, pois auxiliam na tomada de decisão da empresa, permitindo o controle dos valores pagos em novos itens para venda e de mão de obra, por exemplo.

O que é investimento?

Um investimento pode ser considerado um esforço monetário com o objetivo de obter materiais usados ​​em uma empresa e que têm certa utilidade em um tempo limitado. Além disso, pode-se dizer que é a saída de dinheiro que deverá ser recuperada após determinado período de tempo.

A verdade é que um investimento não está somente ligado a critérios financeiros ou econômicos, mas é tudo o que possibilita uma melhoria posterior em troca da utilização dos recursos atuais.

Quais suas principais diferenças?

Umas das diferenças mais significantes entre custo e investimento é que o investimento é uma forma de gasto que tem a chance de possíveis retornos em um curto, médio ou longo prazo. Geralmente, os investimentos, de fato, fazem valer a pena o valor gasto para realizá-lo.

Quando se abre um negócio, por exemplo, sempre é necessário fazer a aquisição de itens essenciais para que a empresa possa atuar no mercado. Isso é um investimento, pois oferece retorno ao negócio, mais cedo ou mais tarde. Já o custo é, simplesmente, um gasto de dinheiro, tempo ou recursos.

Ao considerar se algo é um custo ou um investimento, convém fazer algumas perguntas. Em um feirão que sua revenda de veículos fará, por exemplo:

*vou simplesmente passar um tempo com amigos e clientes para curtir a feira ou vou deixá-los entenderem o que eu faço e como posso ajudá-los?

*Conseguirei novos clientes de forma imediata ou em algum ponto do funil de vendas, que trarão uma receita que exceda meus custos de patrocínio?

Se o objetivo da feira não for para mostrar seus veículos e como eles podem facilitar a vida do cliente, ela será simplesmente um custo. Porém, se você sair da zona de conforto, trabalhar para novas apresentações e investir no relacionamento com o cliente será um ótimo investimento.

Agora você sabe quais são as principais diferenças entre custo e investimento. É importante ressaltar que, quando se trata do crescimento de qualquer empresa, os investimentos são considerados os principais gastos a serem feitos pela gestão do negócio. Inclusive, os custos e investimentos são os personagens principais na gestão financeira da empresa. 

Nosso post foi útil para você? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e deixe também outras pessoas por dentro do assunto!

Você possuí loja de veículos? Nós podemos lhe ajudar!

Entre em contato

Atendimento

Seg. a Sex. das 8h às 18h.

Email

contato@boomsistemas.com.br

WhatsApp

48 99194-8177