Para aumentar a lucratividade da sua loja de veículos e fazer seu negócio crescer de forma saudável, é fundamental aprender como reduzir a inadimplência. Afinal, é preciso garantir o equilíbrio nas contas para manter a saúde financeira da empresa em dia e evitar os prejuízos ao máximo, em especial nesse mercado, em que há uma forte concorrência.
Para ajudar você a melhorar as estratégias de garantias junto aos compradores de veículos, listamos 5 dicas para diminuir os riscos nas suas negociações. Acompanhe a leitura e veja o que pode ser alterado em sua revenda para alcançar os seus objetivos com mais segurança!
1. Melhore a análise de crédito
O primeiro ponto a ser avaliado é o seu sistema de análise de crédito do consumidor. É preciso reunir a maior quantidade de dados possíveis para que você entenda qual o comportamento do cliente em relação ao pagamento de dívidas. Também é preciso verificar a saúde financeira do comprador para entender como é o potencial de pagamento dele.
Consulte o perfil financeiro do cliente, cheque se ele tem alguma pendência com outras empresas e instituições financeiras, procure por restrições nos serviços de proteção ao crédito, entre outras informações. Tudo isso permite que você perceba se o valor solicitado é compatível com o orçamento do comprador, reduzindo os riscos na transação.
2. Faça boas parcerias com as financeiras
É importante ter um relacionamento transparente e duradouro com as instituições financeiras parceiras da sua revenda de veículos. Assim, você conseguirá encontrar um equilíbrio entre a necessidade de reter seus clientes e as exigências da análise de crédito, que dão mais garantias de reduzir a inadimplência em seu negócio. Essas parcerias também devem prever as formas de cobrança, nos casos em que há atraso ou falta de pagamento.
3. Automatize processos de cobrança
O volume de negócios, as mudanças de perfil do consumidor e a velocidade das informações, atualmente, exigem que você profissionalize o seu sistema de cobrança. Portanto, é necessário buscar a automatização desses processos, em especial nos casos em que a cobrança é feita por meio de boleto bancário.
Você pode procurar um software de gestão que ajude nesse trabalho, enviando alertas de que o prazo de pagamento está chegando antes do vencimento. Esses sistemas também atuam na geração de boletos e na cobrança automática, otimizando esse processo.
4. Utilize as ferramentas de controle adequadas
É preciso que o processo de controle e cobrança dos pagamentos seja sistematizado, para que sua loja de carros não se perca em meio às contas a receber. Isso ajuda a agir mais rapidamente nos casos de inadimplência, à medida que você entende os motivos do atraso e renegocia a dívida.
Criar uma política de negociação e colocá-la em prática ajuda a aumentar as possibilidades de receber os valores de forma mais ágil, melhorando, inclusive, o relacionamento com o cliente, mesmo que ele esteja inadimplente.
Invista no diálogo e na flexibilidade para que as cobranças sejam feitas da melhor maneira possível. Não se esqueça de estabelecer limites claros para a negociação.
5. Tenha o histórico de clientes sempre em mãos
Use softwares de gestão de clientes para reunir as informações necessárias sobre eles, contendo seu histórico de pagamento e dados cadastrais atualizados. Isso faz com que a análise de crédito ganhe agilidade e confiança. Também facilita no momento de decidir se você pode ser mais flexível na negociação, caso ele tenha um histórico positivo. A atualização dos dados é fundamental, ainda, para que você tenha processos de cobrança mais eficientes, diminuindo as chances de calote.
Agora que você já sabe como reduzir a inadimplência em sua revenda de veículos, coloque essas dicas em prática e garanta uma gestão financeira mais eficiente em seu negócio. Essas ações ajudarão a fazer negociações mais seguras, mantendo os níveis de rentabilidade da sua empresa mais altos.
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