Entenda o que é a curva ABC e como ela auxilia a otimizar a gestão de um estoque!

Entenda o que é a curva ABC e como ela auxilia a otimizar a gestão de um estoque!

Uma das principais dores de cabeça de donos de revenda de veículos é a organização dos estoques. Isso porque, se não houver uma gestão eficiente, isso poderá acarretar grandes prejuízos aos negócios. Por essa razão, é muito importante implementar soluções que possibilitem classificar seus produtos pelo valor total.

Um dos principais métodos de gestão de estoque é a curva ABC, que objetiva classificar os itens conforme sua influência nos custos totais. Ela é muito útil para definir os produtos que causam mais impacto no seu custo, além de viabilizar uma estrutura para indicar as melhores formas de administrar e controlar o estoque.

Mas você sabe realmente o que é a curva ABC, como ela funciona e de que forma pode otimizar a gestão de estoque da sua loja de veículos? Preparamos este post pra tirar suas dúvidas. Acompanhe!

Como funciona a curva ABC?

A curva ABC é uma forma abrangente de realizar a segmentação dos seus produtos ou clientes, para assegurar que você obtenha o máximo dos seus recursos e tempo ao realizar o atendimento aos consumidores, segmentando os produtos em três categorias distintas: A, B e C.

A classe A refere-se aos produtos com maior valor em sua revenda de veículos. Esses são os itens que colaboram significativamente com o lucro geral do negócio, sem utilizar muitos de seus recursos. Eles são seus principais itens em estoque e têm uma prioridade, sendo que cerca de 20% dos itens se referem a aproximadamente 80% do valor.

A classe B configura os produtos considerados intermediários. Algumas pessoas abordam de forma errada essa categoria, como sendo aqueles itens que contribuem para os resultados financeiros, mas que não são relevantes o bastante para receber maior atenção. Todavia, na verdade, essa categoria está relacionada com o potencial dos produtos disponíveis. Aqui, 30% dos produtos referem-se a aproximadamente 15% do valor.

Já na classe C estão incluídas inúmeras transações que são muito importante para os lucros da empresa, mas não colaboram de forma isolada com um grande montante para o negócio. Normalmente, essa é a classe em que serão incluídos grande parte dos seus produtos. Ela representa cerca de 50% dos itens, que equivalem a aproximadamente 5% do valor.

Como a curva ABC otimiza o controle de estoque?

Há algumas vantagens muito significativas na curva ABC para a gestão do estoque. Confira a seguir.

Maior controle da gestão do estoque

O uso do método de estoque ABC dá à empresa maior controle sobre as mercadorias que ela armazena. Ao conseguir determinar quais itens têm mais saída na loja e também valor mais significativo para o negócio, é possível organizar a aquisição desses itens e desfrutar de todas as oportunidades de vendas que possam surgir, pelo fato de tê-los disponíveis nos estoques.

Redução de custos

Outro grande benefício é que o gerenciamento de estoque pelo método ABC reduz o custo da mão de obra e aumenta a produtividade. Ao conhecer a saída de produtos e também quais deles têm um valor agregado maior, se torna possível equilibrar a distribuição e a gestão de armazenagem.

O fato é que o controle do estoque fica bem mais direcionado, com a categorização dos veículos conforme a demanda e a importância no setor, ao priorizar outros com um volume maior de vendas e também de lucros.

Além disso, ao utilizar a curva ABC, são evitados muitos gastos considerados desnecessários com veículos que provavelmente, em um primeiro momento, não serão comercializados por não ter um bom histórico de giro dentro do seu estoque ou até em sua região. Isso pode fazer com que o montante investido seja dificilmente recuperado.

Melhor atendimento ao cliente

Mais um ótimo benefício é o aumento do nível de serviço prestado ao cliente e de atendimento dos pedidos. A curva ABC auxilia as revendas de veículos a obterem os veículos do estoque corretos. Se uma loja usar a demanda do cliente como base para a análise, ela vai estocar uma combinação melhor dos itens de que os consumidores realmente precisam.

Quando a revenda tem o estoque certo no momento correto, consegue reduzir os pedidos em atraso. Isso tem um impacto positivo no atendimento ao cliente e, portanto, é uma vantagem competitiva para as lojas que usam essa estratégia de segmentação.

Como montar uma curva ABC na empresa?

Agora que você já sabe o que é a curva ABC, como funciona e de que modo ela pode beneficiar o estoque da sua revenda de veículos, é preciso entender como montá-la corretamente. Como vimos, essa curva diferencia veículos que exigem um alto nível de atenção em relação ao controle e ao tempo de venda. Para utilizar esse método útil, é preciso seguir algumas etapas de modo ordenado. Leia com atenção:

1) liste os veículos que estão em seu estoque;

2) coloque os veículos em uma classificação decrescente: de valores maiores para os menores.

3) faça o cálculo do valor acumulado e da porcentagem que cada um dos veículos têm sobre a totalidade dos estoque em geral e, por sua vez, sobre o total do montante investido. Faça a transformação de cada um dos valores em porcentagem em relação ao valor total;

4) crie categorias de classes divididas em A, B e C para os itens disponíveis no estoque. Quando a loja possui muitos modelos de veículos diversificados em seu estoque, os valores da distribuição ficam mais aproximados de 80/15/5, respectivamente;

5) por fim, faça um gráfico com as porcentagens armazenadas dos produtos no eixo de abscissa (X) e no eixo de coordenadas (Y), a porcentagem armazenada do investimento.

Agora você sabe o que é a curva ABC e como ela pode ajudar na gestão do estoque da sua revenda de veículos. Esse método é uma ótima maneira de transformar os seus dados em estratégias e ações viáveis, ​​que você pode utilizar para minimizar os custos indiretos e gerar lucros.

É importante ressaltar que existem alguns softwares que oferecem funcionalidades capazes de executar essa metodologia de maneira mais fácil e eficiente no estoque da sua revenda de veículos.

Viu como a curva ABC pode auxiliar no estoque da sua loja de veículos? Então, saiba agora mesmo como podemos ajudar você na missão de implementá-la. Para isso, basta entrar em contato conosco!