Cultura digital: saiba como quebrar a resistência dos colaboradores

Cultura digital: saiba como quebrar a resistência dos colaboradores

A cultura digital abrange muito além de atividades do dia a dia de uma loja de veículos. Ela envolve a valorização, a exploração e a utilização compartilhada das várias ferramentas e ambientes digitais, que informam e facilitam o trabalho dos colaboradores.

A implementação de uma cultura digital é um grande trunfo para qualquer equipe, pois pode ajudar a facilitar tudo no ambiente de trabalho, desde a aquisição imediata de novas habilidades digitais entre os membros da equipe até a melhoria do ambiente digital em que eles trabalham.

Na maioria das equipes, existem certas qualidades culturais, como uma cultura empreendedora, uma cultura de vendas ou uma cultura de criatividade. A cultura digital deve se juntar a essas vertentes, para fortalecer o desempenho do time.

Neste post, falaremos das formas de engajar colaboradores e garantir a cultura digital na loja de veículos, além dos seus maiores desafios. Continue a leitura!

Como engajar os colaboradores na cultura digital?

Existem muitas formas de engajar seus colaboradores. Veja algumas delas!

Escolha processos de trabalho otimizados para automatizar

Hoje em dia, é possível implantar uma cultura digital em uma empresa começando pela configuração de e-mails para conseguir contatar clientes, além de contratar uma consultoria de marketing digital, que viabilize investimentos mais racionais por parte dos gestores.

Além disso, a cultura digital reduz perdas e transforma canais digitais em uma fonte sólida de faturamento, e não somente em um teste sem sucesso. O fato é que selecionar os processos para implementar a cultura digital é uma ótima alternativa para o bom entendimento e engajamento dos colaboradores, bem como para aproveitar oportunidades de negócio. 

Certifique-se de que os funcionários continuem sendo o foco

Melhorar a vida profissional dos funcionários deve ser o foco principal de qualquer projeto de cultura digital. Logo, além de torná-los mais eficientes, a tecnologia precisa ajudá-los a manter um desejável equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, estabelecendo limites claros entre o labor e o lazer.

Além disso, se os funcionários virem a cultura digital como um facilitador das atividades desempenhadas, eles certamente se tornarão defensores dessa cultura.

Quais os maiores desafios da cultura digital?

Conheça alguns desafios da cultura digital nas empresas!

Armazenamento e uso de dados

A visibilidade da loja de veículos em redes sociais, além do contato com seus clientes, faz com que ela obtenha dados valiosos para o negócio. Todavia, esses dados conquistados por meio de redes sociais são normalmente espontâneos, sem que haja obrigatoriamente uma organização lógica para o seu negócio.

Devido a isso, é imprescindível que a empresa seja capaz de realizar o armazenamento e de ordenar todos os dados de modo centralizado, por meio de uma central.

Problemas de TI

Um grande equívoco dos negócios é pensar que somente o setor de TI tem a função de transformar a empresa no contexto digital. Outros setores também podem participar desse processo, mas, obviamente, o setor de TI tem uma atuação bastante estratégica em toda essa transição.

A fim de que isso aconteça, é essencial analisar se o departamento se encontra de fato fortalecido e se não apresenta dificuldades técnicas. Uma das etapas essenciais para resolver esse gargalo é realizar a capacitação dos colaboradores, a fim de lidar com os novos obstáculos, consolidando o TI para desempenhar uma função importante em decisões estratégicas da empresa.

Investimentos

Os investimentos, em ferramentas e pessoal, são essenciais no processo de implementação da cultura digital. Inicialmente, porém, pode ser complexo fazer com que a gestão da empresa decida realizar esses investimentos e achar todos os recursos necessários para a implementação da cultura digital.

Uma ótima forma de vencer esse obstáculo é investir gradativamente, realizando um planejamento de longo prazo, além de demonstrar a relevância da transformação digital.

Em última análise, a cultura digital em uma empresa somente é eficiente se todos os profissionais estiverem envolvidos no processo. Afinal de contas, serão eles os responsáveis por ajustes comportamentais significativos, para que a organização obtenha os benefícios da tecnologia.

Aproveite o ambiente de trabalho digital para ajudar os funcionários a colaborar, se conectar e se comunicar com foco no futuro, para proporcionar resultados extraordinários para seu negócio.

Gostou do nosso post? Gostaria de deixar alguma observação? Então, escreva seu comentário abaixo!